26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 13 de Março de 2020, 08:28 - A | A

Sexta-feira, 13 de Março de 2020, 08h:28 - A | A

CIDADE

Campo Verde será um dos polos do Censo 2020

População tem que fazer questão de ser contabilizada, para o bem dos municípios.

Paulo Pietro
Campo Verde

Campo Verde, assim como todas as cidades brasileiras se preparam para um novo censo demográfico, para isso muitos preparativos já estão em andamento. 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou edital para a contratação de mais de 200 mil funcionários temporários em todo Brasil para a realização do Censo Demográfico em 2020. 

 

Para Campo Verde, de acordo com o Edital, são disponibilizadas 1 vaga para ACM (Agente Censitário Municipal), 6 para ACS´s (Agente Censitário Supervisor ) uma das vagas será para candidatos PCD e 37 para recenseadores. Em todo o Mato Grosso, 3.037 recenseadores serão contratados. Para este cargo os contratos terão duração de três meses, podendo também ser prorrogados de acordo com a necessidade e a disponibilidade orçamentária. A escolaridade exigida é a de nível médio para Agente e Supervisor e fundamental para recenseador, os dois primeiros terão pagamentos por salário mensal e a remuneração dos recenseadores será por produtividade, de acordo com o número de domicílios visitados. 

 

Estiveram na redação do Jornal O Diário, o coordenador de área do censo Francisco Vieira da Silva e o coordenador censitário de subárea Allan Weber de Morais Gomes Jardim, que falaram sobre o censo em Campo Verde para 2020. 

 

Uma das novidades é que a cidade será um dos polos de coordenação do Censo, os municípios de Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira e São Pedro da Cipa, ficarão sob supervisão de Campo Verde. Vale ressaltar que cada uma delas terão seus funcionários contratados também, somente a central de informações deve ser Campo Verde, pois se encontra melhor posicionada e possui boa infraestrutura. 

 

Segundo Francisco Vieira nos explicou “o Censo demográfico vem sendo planejado desde 2018, mas neste momento estamos divulgando o processo seletivo para as vagas que estarão disponíveis em todas as cidades do Brasil. As inscrições já estão abertas, as remunerações dos recenseadores será variável realmente, conforme a produção de cada um dos funcionários, para saber melhor como funciona, quanto cada um dos trabalhadores pode receber, o IBGE disponibilizou em seu site um simulador para quem deseja concorrer a essas vagas, dessa maneira os interessados podem digitar os dados e saber qual será seu rendimento aproximado conforme sua produção”.

 

O endereço do simulador é https://censo2020.ibeg.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneração.html. 

 

O período de coleta dos dados para o Censo 2020 será entre agosto e outubro. Outra novidade que estará disponível em 2020 é a coleta on-line, destinado principalmente àquelas pessoas que sempre estão viajando, ou não tem tempo disponível, ela pode entrar em contato com o recenseador no momento em que ele passar e solicitar essa modalidade de coleta de dados, onde ele receberá uma chave de acesso e pode realizar o questionário no momento em que lhe for mais conveniente. 

 

Já Allan, que vai acompanhar o trabalho dos selecionados em Campo Verde, disse que “neste momento está focado nos treinamentos, na leitura e reconhecimento geográfico da região para atender a toda a população”. 

 

Francisco ainda citou que além da obrigação do IBGE em fornecer os dados mais atualizados possíveis de cada município, é também de extremo interesse da população da cidade, pois os municípios recebem vários aportes de recursos do Governo Federal de acordo com sua população, então é importante que a população faça questão de ser contabilizada. Esses recursos vão para diversas áreas essenciais para o funcionamento do município, como saúde, educação, segurança pública entre outros. 

 

Os links para os editais do processo seletivo são: 

https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR/arquivos/ED_3_IBGE_20_RECENSEADOR_ABERTURA.PDF

https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE/arquivos/EDITAL-_2_2020_ACM_ACS_ABERTURA.PDF

 

Os locais das provas para os recenseadores serão divulgados no dia 18 de maio. O cronograma completo de ambos os processos seletivos pode ser encontrado nos editais. As provas para os ACM´s e ACS´s serão no dia 17 de maio. Para os recenseadores será em 24 de maio. 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]