26 de Abril de2024


Área Restrita

Artigos Domingo, 20 de Março de 2016, 10:24 - A | A

Domingo, 20 de Março de 2016, 10h:24 - A | A

O VERDADEIRO DESCANSO

Você sabe descansar?

Milene Teixeira

    Vivemos um tempo em que os dias parecem abreviados, afinal existem tantas atividades para se fazer, tantos programas de tv que se quer ver, tantos livros ótimos que se quer ler, tantas musicas e filmes novos sendo lançados, noticias do mundo inteiro pipocando na tela do seu computador ou celular... ufa, que canseira!

O mundo globalizado nos trouxe a sensação que tem tanta coisa acontecendo e que se não buscarmos nos inteirar de tudo estamos perdendo algo e ficaremos ultrapassados, desinformados, obsoletos. No entanto toda esta demanda de informações e atividades diárias sobrecarrega nosso sistema neurológico, comprometendo a saúde física e emocional.

Torna-se essencial reaprender a parar, a descansar. Mas será que você sabe descansar?

Descansar significa aliviar-se de toda fadiga ou cansaço, repousar.

No entanto, algumas pessoas aproveitam suas férias para viajar e conhecer novos lugares, o que é ótimo, porem na maioria das vezes não corresponde a descansar, pois se cumpre uma extenuante rotina de passeios, visitações a lugares para tirar muitas fotografias para registrar os momentos, ansiosos em aproveitar cada minuto desta experiência maravilhosa. Em seu show ressente em São Paulo, Mick Jagger criticou a nova mania das pessoas de irem aos espetáculos e ficarem todo tempo filmando pelo celular, é como se a memória guardada dos momentos não fosse mais suficiente, é preciso registrar, guardar tudo para rever depois, mas com isso se perde a intensidade do momento, a profundidade da experiência.

O exercício do ócio significa não fazer nada, não se ater a pensamentos, é tirar um tempo para contemplar, para repensar a vida, os relacionamentos, as conversas que tivemos, lembrar das pessoas que conhecemos, dos dias vividos, dos sonhos que temos. É um tempo de reflexão, de observar com maior atenção.

O corpo precisa disto, porque sem este período de descanso a mente humana entra num ritmo de funcionamento acelerado, incompatível com nossa natureza, e este é o principal causador da ansiedade, este mal que esta se tornando o mal do século. Hoje em dia praticamente todas as pessoas são ansiosas em maior ou menor grau, até as crianças sofrem de ansiedade, o que é totalmente justificado, pois muito precocemente os pequenos já estão expostos ao ritmo acelerado dos programas de televisão, dos desenhos animados, de uma agenda com muitos compromissos. Crianças saudáveis tem tempo de silencio, para brincar e criar suas historias sem barulho da tv, sem tantas aulas e cursos. Criança precisa de espaço e tempo, para perceber seu corpo em movimento ou em repouso, para inventar suas historias e desenvolver seu pensamento, para aprender que mesmo sozinha está completa. Esta aprendizagem traz segurança, e serve como reforço para autoestima do adulto que será no futuro.

Ter uma vida com muito agito, passeios, visitas, festas com parentes e amigos... isso tudo é ótimo, mas talvez agora você esteja precisando de descanso. Aprender a descansar é fundamental, e deve fazer parte da rotina. Tirar um tempo pelo menos uma vez por semana, para não pensar em nada, para não resolver nenhum problema, para não fazer nada. Um tempo para rever lembrar das viagens que já fez, um tempo para olhar o céu, para observar os pássaros voando, as flores que você cultivou no seu jardim, para ver seus filhos brincarem, para jogar um jogo sem se importar com quem ganha ou quem perde, para orar e meditar, só vendo e admirando com o pensamento. Um tempo sem telefone, sem televisão, sem noticias, só o sossego de uma respiração leve e um coração tranquilo. Desenvolva o habito de diminuir o ritmo e descansar toda semana, e você verá como se tornará muito mais produtivo quando estiver em atividade.

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]