25 de Abril de2024


Área Restrita

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES Sexta-feira, 26 de Maio de 2017, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 26 de Maio de 2017, 07h:00 - A | A

SÉRIE:CADA PONTO TEM SEU CONTO

Paulo Cosentino colonizou Primavera e sempre buscou a evolução pessoal e profissional

Praça que leva o nome do pioneiro fica localizada próximo ao Condomínio Porto Seguro

Pérsio Souza

A Praça Paulo Cosentino foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 2015. O local fica às margens da Alameda Porto Seguro, no final da Avenida Porto Alegre. O ponto turístico dispõe de parques de areia, bancos, academia para idosos, iluminação, estrutura de palco com arquibancada, pista de caminhada e arborização.

Paulo Cosentino nasceu em 13 de agosto de 1909, na cidade de Piracicaba, São Paulo. Casou-se com Elza Cosentino, em Piracicaba, e tiveram quatro filhos, sendo: Edgar Cosentino, Elza Cosentino Filha, Paulo Cosentino Filho e Wilma Cosentino.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O contador, era um homem alegre, falava inglês fluente e era um homem muito seguro de si.

Ele é considerado um dos pioneiros mais antigos de Primavera do Leste. O filho Edgar Cosentino, conta que o pai chegou ao município em 1970. “Na cidade não tinha nada, tomávamos banho no Rio Cumbuco e com ajuda dele, o município começou a expandir. Ele foi meu braço direito”, conta.

Edgar lembra que o pai era um homem prático e firme nas decisões. “Ele era um homem muito positivo, mas nunca foi de prometer nada. Ensinou que se não formos cumprir algo melhor nem prometer, também nos ensinou a não assegurar algo que não é verdade. Se desse para fazer, ele ia lá e fazia”, afirma.

Paulo Cosentino dava valor à natureza e preservava o meio ambiente. “Meu pai gostava de plantar árvores e proibiu a caça na nossa fazenda. Atrás da praça, há uma área de preservação que ele deixou ao município. Na época, ele ia lá e os macacos desciam das árvores e pegavam o chapéu dele”, pontua o filho. A área foi cercada por Edgar Cosentino para preservar o local.

Edgar explica que o pai era um homem que estava sempre na frente e enfrentava os problemas. Por ter formação militar, Paulo gostava que tudo fosse correto.

Além de contador e empreendedor, Paulo também era atleta e apaixonado por esporte. Ele foi campeão de remo brasileiro e corrida de 1.500 metros. Cosentino foi uma pessoa que gostava de conversar, orientar e contar piadas.

Os filhos e netos guardam os ensinamentos que Paulo Consentino deixou. “Meu pai sempre dizia que temos que acreditar no que estamos fazendo, estudar o que pretendemos e se começar, não parar na metade. Ele foi um exemplo de honestidade e seriedade”, destaca Edgar.

Paulo Cosentino faleceu em 1991, aos 82 anos, no hospital em Cuiabá, pois teve uma pneumonia muito forte.

Para o filho, a praça é o mínimo que poderiam fazer por toda contribuição que Paulo Cosentino teve para Primavera do Leste. “Ele acreditou em Primavera, ajudou a erguer a cidade e incentivou os netos”, finaliza.

 

“Cada ponto tem seu conto” chega ao fim

Com a história de Paulo Cosentino, finalizamos a série “Cada ponto tem seu conto”, que durou por quatro meses e contou a história de 15 praças de Primavera do Leste.

A equipe do jornal O Diário ressalta que cinco praças não foram citadas, pois não conseguimos encontrar os familiares dos homenageados. São elas: Praça Municipal - Estádio Municipal Antonio Santo Renosto; Praça Claudino Antonio da Silva; João Livon do Lago; Praça da Graça; e Praça Leando José Facco.

Caso você conheça algum membro da família destes personagens, entre em contato com a equipe do jornal O Diário pelo telefone (66) 3498-1615 ou 1516. Você também pode entrar no CliqueF5 e dar sua sugestão.

Toda a série pode ser vista no nosso site, através do www.cliquef5.com.br - basta procurar pelo nome da série “Cada ponto tem seu conto”.

 

 

Álbum de fotos

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]