25 de Abril de2024


Área Restrita

POLÍCIA Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 15:46 - A | A

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 15h:46 - A | A

CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

Onda de furtos gera preocupação no comércio de Campo Verde

Lojistas pretendem realizar um protesto na Avenida Brasil para alertar as autoridades e exigir providencias.

Paulo Pietro
Campo Verde

Uma nova onda de furtos em Campo Verde está gerando muitas preocupações para os comerciantes locais neste inicio de 2018.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Nos últimos 30 dias pelo menos seis estabelecimentos comerciais foram furtados, ainda houve duas tentativas sem sucesso por parte dos bandidos. Os comerciantes estão cobrando uma atitude das autoridades competentes para que se realize algo, antes que mais lojas sejam alvos das ações criminosas.

 

Os comerciantes relataram que fazem sua parte, com alarmes e sistema de monitoramento, mas isso não tem sido suficiente para conter o ímpeto dos bandidos.

 

O lojista Leo Tonkelski esteve na redação do Diário na manhã desta quarta-feira e relatou que “os comerciantes estão procurando uma maneira de alertar as autoridades, pois existe uma preocupação muito grande com as ações de bandidos e está havendo um descaso em Campo Verde. Esses furtos são frequentes, um atrás do outro, não temos visto ação nenhuma para coibir esses crimes, o que gera muita insegurança.”

 

Nós procuramos o Investigador Chefe da Polícia Civil de Campo Verde, Rodrigo Amorim para falar sobre o assunto, segundo ele “essa crise econômica vivida no país está fazendo com que os números de crimes aumentem, não somente em Campo Verde, mas em todo lugar. Temos também um problema de efetivo policial, dos 12 novos policiais militares que chegaram ao município no ano passado, menos da metade permanecem no município, na Polícia Civil também temos efetivo pequeno, mas não perdemos policiais. A população tem que cobrar do estado um número maior de policiais militares, que realmente fazem o trabalho de vigilância ostensiva, nós geralmente somos procurados para realizar a investigação dos crimes, apesar de também agirmos de forma repressiva quando necessário.”

 

Rodrigo ainda afirmou que as forças policiais de Campo Verde estão trabalhando bastante, “inclusive nós já identificamos alguns suspeitos com a ajuda dos policiais militares, agora estamos realizando os procedimentos administrativos , juntar as provas, como imagens de monitoramento, fotos , testemunhas, enfim para podermos formalizar o pedido de prisão destes suspeitos. Ao que tudo indica se trata de uma quadrilha especializada em furtos de loja que são de outro município, mas agem na região.”

 

O investigador lembrou que também precisa que os comerciantes colaborem com algumas ações, “essas janelas e portas de Blindex acabam facilitando a vida dos criminosos, pois com um simples pé de cabra conseguem adentrar aos estabelecimentos. Em cidades maiores, as janelas tem grades e ainda estão colocando estacas na calçada, para evitar que carros causem o arrombamento. Sabemos que a polícia é a ponta da lança, mas temos que contar com a colaboração de todos, precisamos trabalhar em conjunto,” finalizou Rodrigo.

 

Em virtude dos últimos casos de furto e da insegurança vivida pelos comerciantes, na próxima sexta-feira (9) pela manhã, alguns comércios vão fechar as portas para realizar um protesto e pedir mais segurança, policiais e providenciais urgentes às autoridades competentes.                 

 

Nota da Polícia Militar de Campo Verde

 

Sabemos que o crime e a violência tem origem por inúmeros fatores. Por isso, a atuação da policia militar tem sido a amais abrangente e diversificada possível, combinando ações repressivas e preventivas, com o objetivo de ampliar a efetividade e, desta forma, gerar melhores resultados na proteção das pessoas e do patrimônio neste município. Os criminosos ao escolherem uma vítima ou um alvo (comércio ou residência), geralmente levam em conta o esforço que terão que fazer para realizar a ação criminosa, o risco de serem identificados ou presos e a recompensa que poderá ter com a prática criminosa. Desta forma, se conseguirmos aumentar a percepção de que o esforço ou o risco que eles terão não valerão a pena, diante da recompensa que obteriam, diminuiremos as chances do crime acontecer ou se repetir.

 

A Polícia tem feito rondas e abordagens nas madrugadas, para inibira prática criminosa, mas também estão a disposição dos comerciantes para ajudar a fazer um diagnóstico sobre a segurança de seu estabelecimento comercial, como identificar os pontos que podem ou devem ser melhorados ou reforçados, tanto no ambiente interno quanto externo. Sendo umas das recomendações:

 

A instalação do sensor de presença quando fechado, para acionar dispositivos de segurança.

 

Prefira portas de vidros, que favorecem a visibilidade.

 

Adoção de vidros na fachada permitem melhor visibilidade. Mas deve estar acompanahada de dispositivos móveis de contenção, como grades ou portas sanfonadas de ferro.

 

Certifique-se de que as câmeras estejam instaladas de modo a permitirem a identificação das pessoas; sendo que a qualidade da câmera deve ser observada pois muitas delas não possibilitam a identificação de suspeitos.

 

Lembrando que o fácil acesso aos valores e bens do comércio e a facilidade de uma possível fuga, podem também ser fatores determinantes para ocorrência de crimes. As aberturas de vidro devem ter dispositivos móveis de contenção que impeçam o acesso, caso sejam quebradas (grades, esteiras metálicas, etc..). Estruturas rígidas das edificações (marquises, toldos, saliências e entrâncias) não devem permitir ou facilitar o acesso ao interior do estabelecimento.

 

Controle de acesso: controlar as entradas e saídas é fundamental para a segurança do ambiente. O criminosos sempre escolhe a maior facilidade de acesso.  

 

 

 

 

    

 

                   

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]