26 de Abril de2024


Área Restrita

POLÍCIA Sábado, 23 de Julho de 2011, 11:27 - A | A

Sábado, 23 de Julho de 2011, 11h:27 - A | A

ECONOMIA

Inadimplência cresce em Campo Verde

Cerca de 2.721 pessoas foram incluídas no SPC somente nesse ano na cidade

Paulo Pietro Da Redação

Presidente do CDL Elias de Souza

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O comércio de Campo Verde enfrenta muitas dificuldades para realmente engrenar com uma forte perspectiva, além dos velhos problemas que já são conhecidos pela população, como a evasão de divisas , a violência e altas cargas tributárias, a inadimplência também surge como um dos vilões.

 Segundo os dados obtidos no CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) do município , do inicio do ano até agora cerca de 2.721 pessoas já foram incluídas no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

 Enquanto 1.564 pessoas resolveram suas pendências e ganharam novamente crédito no mercado.

Paralelamente a isso, mais 394 pessoas readquiram o crédito por expirar os 5 anos da divida.

O mês em que mais pessoas entraram no cadastro de inadimplentes, foi o mês de Maio em que 685 pessoas entraram no cadastro de inadimplência.

Já o único mês em que mais pessoas “limparam” seus nomes, comparado ao número de pessoas que “sujaram”, foi o mês de Abril, quando apenas 144 pessoas foram incluídas no SPC, enquanto ouve 372 exclusões da lista.

Segundo o Presidente do CDL de Campo Verde, Elias de Souza “o ano de 2011, começou bem para o comércio, mas deu uma caída nos últimos meses, o que não deixa de ser normal nessa época. Campo Verde é uma cidade em que os comerciantes tem muitos problemas quanto a inadimplência. Isso da para perceber pelos números, já que a inclusão de nomes no SPC é muito maior do que o número de exclusões, isso sem contar o número de cheques negativados.

É uma situação que realmente preocupa os comerciantes, já que muitas vezes fica difícil até mesmo de ser fazer um planejamento.

 Acabam não fechando um saldo positivo entre recebimento e pagamento, se tornando mais uma fator de preocupação para os comércios.” O Presidente ainda explicou que:  “Nós estamos nos mexendo para tentar reverter essa situação. Se formos olhar os números a nível de Brasil, Campo Verde tem um número muito acima da média de inadimplência.

Mas já estamos preparando campanhas para o uso do crédito consciente, para as pessoas pagarem suas dividas, aos poucos vamos realizar ações para resolver essa situação.”

Ter o nome incluso na lista de maus pagadores não é ruim somente para o comerciante, que ficam sem receber pela mercadoria que vendeu. O inadimplente também sofre várias punições por estar com restrições.

Para um cidadão de classe média e média baixa, é praticamente impossível adquirir bens de valor agregado se não for de modo parcelado. O inadimplente fica impedido de obter crédito em qualquer instituição financeira, como empréstimo, cartão de crédito, cheque especial, financiamento de veículos e outros. Aliás, nem conta corrente poderá abrir, e até proposta de seguro pode ser recusada.

  Além disso mesmo não sendo considerado ético, muitas empresas consultam a situação financeira dos candidatos a vaga de trabalho, muitas delas inclusive excluem a possibilidade de contratação deles.

Para cidade também não é bom que se tenha muitas pessoas com restrições, pois o poder compra nesse caso é muito pequeno, pois só podem comprar a vista. Mas nada é tão ruim que não possa ser resolvido, a maioria das pessoas não deixam de pagar as contas de propósito é que muitas vezes existem contratempos. Depois que se está com o nome sujo e não consegue

 

 


Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]