26 de Abril de2024


Área Restrita

POLÍCIA Quinta-feira, 15 de Março de 2018, 17:43 - A | A

Quinta-feira, 15 de Março de 2018, 17h:43 - A | A

SEM CONDIÇÔES

Agroindústria de Campo Verde é interditada por várias irregularidades

A empresa produzia conservas em local insalubre e sem registro nos órgãos competentes.

Paulo Pietro
Campo Verde

Uma agroindústria de Campo Verde, que funcionava na Agrovila João Ponce de Arruda, foi interditada na tarde desta quinta-feira (15), graças a uma operação da vigilância sanitária do município e Polícia Judiciária Civil.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O local onde funcionava uma empresa de conservas, não tinha documentação legal, tampouco espaço adequado para produzir os alimentos, que estavam sendo vendidos em vários mercados do município.

 

Cleciana Ferreira de Araújo, coordenadora de vigilância sanitária de Campo Verde, nos explicou que “recebemos uma denuncia e fomos realizar a fiscalização, haviam ovos de codorna em conserva sendo vendidos em mercados, sem o registro necessário, para venda de produtos de origem animal, por esse motivo fomos até o local, acompanhados da polícia civil, para realizar os procedimentos cabíveis. Chegando lá nos deparamos com mais problemas, haviam ovos vencidos, embalagens irregulares, ambiente de produção insalubre, entre várias outras questões gravíssimas. A produção, a manipulação e a comercialização deste produto sem registro no SIM, SISE ou SIF (Serviço de Inspeção Municipal, Estadual e Federal) estavam em desacordo com as Leis.”  

 

Além dos ovos de codorna, a empresa que vende a marca Vida + Alimentos, também estava realizando a produção e venda de palmito em conserva, também sem o registro no ministério da agricultura, que seria uma das obrigações. As condições da produção de palmito também eram péssimas segundo o que foi relatado.

 

No local haviam dezenas de caixas de ovos, algumas com embalagens de fornecedores da cidade, mas com data de validade vencida, outras não tinham se quer embalagem, com nenhuma informação,  também haviam muitas com ovos estragados.

 

Além de serem multados pela vigilância e terem a fabricação interditada, os proprietários da agroindústria ainda terão que responder criminalmente um inquérito da Polícia Civil, caso os resultados das perícias venham a comprovar que os alimentos, que aparentemente estão em péssimo estado, realmente não tiverem condição de ser consumidos.

 

“Nós da Polícia Civil demos apoio à Vigilância Sanitária, neste local foram constatados algumas irregularidades, como por exemplo, produtos vencidos, então aparentemente esses produtos que estão sem condições de consumo serão encaminhados à perícia. A princípio o dono da empresa não será autuado em flagrante, mas poderá responder ao inquérito se for constatado as irregularidades,” reiterou o delegado Mário Santiago.

 

A empresa já havia sido autuada por setores de fiscalização de Cuiabá, pois na capital já haviam sido encontrados produtos da marca, sem o devido registro sanitário.  

 

A vigilância, que já tirou os produtos da marca de circulação de dois mercados, vai continuar sua busca para que todos sejam retirados do mercado de Campo Verde.

 

Problemas a saúde

 

Além de poder causar problemas de saúde devido à salmonela contida nos ovos, como diarreias e vômitos, ainda tem o risco dos consumidores poderem a desenvolver botulismo, no caso dos palmitos.

 

O botulismo é uma doença rara, produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que encontra-se no solo e nos alimentos mal conservados. A intoxicação alimentar por esta bactéria pode produzir danos graves nos nervos e músculos, o que chamamos de botulismo. É, ainda, potencialmente fatal.            

Álbum de fotos

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]