Segundo o coordenador do Procon em Campo Verde Eduardo Manucci, as lojas de eletro eletrônicos e eletrodomésticos tiveram um número grande de reclamações. Eu imagino que por antes não ter o PROCON no município esse trabalho ficou sobrecarregado. Agora no início do segundo semestre as reclamações já estão diminuindo, as lojas do município já estão se adequando e com a diminuição das reclamações das lojas de eletrônicos, quem passou a liderar a lista foram as empresas de telefonia, tanto moveis quanto fixos.
Com pouco mais de um ano de implantação em Campo Verde, o Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) realiza um trabalho consistente no município, superando os números a nível de Brasil. Em Campo Verde, as principais reclamações da população são quanto aos serviços de telefonia e os produtos eletrônicos. Paulo Pietro Eduardo Manucci, Coordenador do Procon em Campo Verde
E esses números não correspondem somente à população de Campo Verde, no Brasil esses também estão entre os serviços com maior número de reclamações, como revela levantamento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. De acordo com dados desse estudo, mais da metade das reclamações que acabaram sem solução imediata, mesmo com intermediação do Procon, envolve produtos como celulares e itens da linha branca. As queixas dos clientes são basicamente duas: falta de peças de recomposição e problemas com a garantia.
Juntos, aparelhos de telefonia móvel, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como fogão e geladeira responderam por 55,74% dos 122.662 registros que chegaram ao DPDC. Os serviços bancários continuaram a apresentar problemas, ficando com 21,46% dos registros, mas mostraram avanço nos últimos meses. Em terceiro lugar, ficaram os serviços considerados essenciais, como tratamento e abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica, que somam 14,81% do total de reclamações.
No município o índice de resolução dos problemas também é maior do que o resto do estado e do país. Segundo revelou Eduardo, praticamente 90% dos casos de reclamações no PROCON de Campo Verde são resolvidos . O Procon de Campo Verde e um dos que mais realiza atendimentos no estado e conseguimos resolver praticamente 90% das reclamações. Quando os assuntos não são resolvidos através de notificações para um acordo preliminar, na maiorias das vezes conseguimos na audiência de conciliação. Aqui nós temos um respaldo muito bom, principalmente com as lojas do próprio município. Os gerentes das lojas são bem atenciosos e acabamos conseguindo firmar os acordos .Completou Manucci.
Os principais problemas que acontecem em Campo Verde em relação aos eletrodomésticos é pela falta de uma assistência técnica especializada, no município. Os produtos tem que ser enviados a outras cidades, ou mesmo outros estados e acabam ultrapassando os 30 dias permitidos para a devolução dos produtos.