26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 02 de Setembro de 2011, 15:25 - A | A

Sexta-feira, 02 de Setembro de 2011, 15h:25 - A | A

Agricultura

“kit agricultura familiar” busca fortalecer o setor

Campo Verde deve receber visita da Sedraf na próxima semana, na reunião serão apontadas as demandas da agricultura familair em nosso município

Jessica Bachega
[email protected]

Nesta quinta feira (01/09) a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT) iniciou as visitas aos municípios do Estado buscando atender as pendências apontadas 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dando oportunidade de emprego, renda e qualidade de vida aos agricultores familiares, por meio da entrega de calcário, sementes, sêmens e alevinos.

A primeira cidade a assinar o termo de comodato para receber o ‘kit agricultura familiar’ foi Diamantino. No evento estavam presentes a prefeitura municipal, consórcio do Alto Paraguai e representantes de cooperativas e associações.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O secretário Zé Domingos destaca que esta é uma oportunidade ímpar de garantir o desenvolvimento do Estado no que tange a agricultura familiar. "Pela primeira vez a Sedraf realizou a maior licitação de compra de insumos e produtos agrícolas na história de Mato Grosso para alavancar a agricultura familiar. Os produtores precisavam de um empurrãozinho para produzir mais e melhor e vamos acompanhar todo o processo de transformação, do progresso do Estado".

A visita a campo verde deve ocorrer segunda-feira (5) ou terça (6), como afirmou o representante do Consórcio Intermunicipal na cidade. Daí então serão divulgadas mais informações de como irá se desenvolver o projeto aqui, quantas famílias irão receber esse benefício e em que vaio consistir o "kit agricultura familiar" em Campo Verde.

Esse Kit tem como um dos componentes sementes de hortifruti, com o objetivo de reduzir o percentual de importação de frutas, legumes e verduras, qeu chega a 70%. Com esse incentivo será possível, em Mato Grosso, produzir esses vegetais em larga escala para atender ao consumo interno e, posteriormente,atender a exportação.

Além das sementes também faz parte do projeto o fornecimento de sêmem para o melhoramento do gado,aumentando a produção leiteira no estado.Outra preocupação é tornar o peixe acessível a população. Foi licitado um milhão e 600 mil alevinos das espécies Tambaqui, Pacú e Piraputanga para garantir o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura no Estado.

Uma iniciativa que busca fortalecer a agricultura familiar no estado dando a eles novas oportunidades.

A atuação desse projeto em nossa cidade só poderá ser informada com exatidão após a visita da Sedraf ao município, como afirmou Brito, do Consórcio Intermunicipal.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]