26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 26 de Abril de 2019, 09:28 - A | A

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019, 09h:28 - A | A

CIDADE

Assistência Social realiza mais um trabalho de abordagem social com apoio das forças policiais da cidade

O tema é alvo de frequentes críticas no município, já que a população de rua aumentou consideravelmente.

Paulo Pietro
Campo Verde

O assunto sobre os moradores de rua e os constantes problemas devido a grande população em Campo Verde ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (24). Isso porque a administração municipal, através do CREAS realizou mais uma abordagem social, que envolveu além de funcionários da prefeitura, as forças policiais do município.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A ação faz parte da campanha “Não de Emolas Promova a Cidadania” do próprio CREAS, que foi lançada ainda no ano passado, juntamente com uma outra ação de abordagem social, que na época gerou resultados, mesmo que temporários.

 

A questão dos moradores de rua vem sendo muito discutida nos últimos meses pelos comerciantes do município, pois além do incomodo já conhecido, alguns desses moradores de rua, ou marginais que se infiltram no meio para angariam vantagens, começaram a ameaçar as pessoas para conseguir dinheiro, ou até mesmo cometendo pequenos furtos.

 

O coordenador de vigilância socioassistencial Ricardo Souza disse que “o objetivo dessa abordagem, a exemplo das outras que foram realizadas, é de auxiliar essas pessoas em condição de rua para que elas possam retornar ao convívio social, muitos deles perderam seus vínculos familiares há muito tempo, outros não querem mais morar com os parentes, também tem quem realmente prefira continuar nessa vida, mas nosso objetivo é realmente de promover a cidadania e de alertar a população sobre esse problema social. Eles tem que perceber que a esmola é na verdade o combustível que esses moradores necessitam para continuar vivendo nessa situação, realizando o uso de álcool e drogas, então quem realmente quer ajudar de alguma maneira deve entrar em contato com a assistência social, por que nós podemos ajudar essas pessoas verdadeiramente, promovendo mudanças em suas vidas, por isso frisamos não dê esmolas, promova a cidadania.” 

 

O trabalho da assistência passa pela doação de alimentos, compra de passagens, remédios, encaminhamento para clinicas de tratamento, realiza a busca de familiares entre outras ações.

 

O tenente Santos Silva da Polícia Militar que esteve presente na abordagem comentou que esse trabalho de acompanhamento e abordagem é frequente no município, “nós demos o apoio a Secretaria de Assistência Social, mas constantemente realizamos abordagens preventivas e vez ou outra encontramos algumas pessoas com drogas, armas e com mandatos de prisão a serem cumpridos. Sabemos que este é um problema social, mas os cidadão tem que ficar atento, pedir esmolas não é crime, mas a partir do momento onde existe a ameaça, uma intimidação para conseguir esse dinheiro isso se configura crime, assim como esses pequenos furtos, a Polícia Militar deve ser acionada, mas as pessoas que ligam tem que se comprometer, registrar o B.O, pois se não seria um trabalho em vão que inclusive pode prejudicar o andamento de outras situações.”

 

A Polícia Civil também fez parte desse trabalho de abordagem, assim como dois militares do Corpo de Bombeiros. Especificamente nessa atuação poucos moradores de rua foram encontrados.       

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]