26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018, 15:51 - A | A

Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018, 15h:51 - A | A

Saúde

Agosto: mês é de alerta, prevenção e promoção à saúde

Nossa reportagem entrevistou a médica Tamis Coelho Nunes para falar sobre isso.

Paulo Pietro
Campo Verde

Durante o mês de agosto são realizadas muitas campanhas de promoção a saúde e prevenção de doenças, como exemplo podemos citar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado neta quarta-feira (08), e a campanha Agosto Dourado, que relembra os benefícios do aleitamento materno.

Para falar sobre esses assuntos e relembrar as causas e cuidados, o Jornal O Diário, entrevistou a médica Tamis Coelho Nunes, que atende no Hospital Coração de Jesus, que falou sobre os temas, começando pelo colesterol, que causa a dislipidemia, “ela é a doença cardiovascular que mais mata no mundo e pode ocorrer por diversos fatores, de forma espontânea, devido ao estilo de vida, falta de exercícios, alimentação e também genética.”

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Segundo a médica, quem tem predisposição genética não está condenado, mas geralmente os índices são bem maiores e costuma aparecer em pacientes mais novos, esse paciente tem que conviver de maneira mais saudável e geralmente tomar medicamentos que são mais fortes, então é mais fácil controlar a doença nas pessoas que adquiriram o colesterol por maus hábitos, que é a maioria, do que nas pessoas que tem essa predisposição genética.

Nunes ressalta que além do infarto o excesso de colesterol pode causar o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. “Os principais são o HDL, LDL, triglicerídeos, diagnosticamos os pacientes dislipidêmicos quando o LDL apresenta um grande aumento, ou quando os triglicerídeos estão altos e o HDL está baixo, esses números obtemos com um exame de sangue simples. No fim das contas o que importa é observamos o paciente globalmente, quando ele tem colesterol alto, não possui diabetes, hipertensão, não tem idade avançada, tratamos de uma maneira, pois cada paciente tem que ser analisado com suas particularidades, para sabermos os riscos que ele corre”, lembrou a profissional.

A dislipidemia pode ser uma doença silenciosa, muitas vezes não apresenta nenhum sintoma, são vários os casos de pacientes que chegam infartados, com as veias entupidas (arteriosclerose) que nem se quer sabiam que tinham o problema.

 A recomendação da médica é de que se realizem exames anualmente e tenha hábitos saudáveis, “praticar exercícios desde novo, mudança de estilo de vida, criar hábitos saudáveis, cuidar da alimentação, evitando farinha branca, açúcar, gorduras e óleos”, explicou a médica.

 

O aleitamento materno

 

Agosto também é lembrado como um mês colorido, dourado, nesta época os médicos e hospitais relembram as mães e futuras mães a importância do aleitamento materno.

Rico em água, em proteínas, em lipídios, em glicídios, em vitaminas e em minerais, o leite materno está perfeitamente adaptado ao recém-nascido, fornecendo-lhe todos os nutrientes de que ele precisa nos primeiros meses de vida para um desenvolvimento saudável.

 

A médica Tamis explicou que “sempre recomendamos o aleitamento, pois é através dele que o bebê será nutrido e principalmente receber os anticorpos, que nesta fase é baixa, uma espécie de remédio e é de graça, além de conter tudo que é necessário para uma alimentação saudável. Não tem nada melhor, diminui as alergias respiratórias, diminui as cólicas, sem contar que é um afago para os bebês. Além disso, já existem estudos que comprovam que a criança que foi amamentada exclusivamente, durante os seis primeiros meses de vida, pelo leite materno, tem uma saúde mais estável, incluindo aspectos psicológicos.”

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]