propaganda

INVESTIGAÇÃO /

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2020, 06h:30

A | A | A

Vereador diz que fará pedido de CPI para investigar conduta de Secretário de Obras

Cidadão flagrou momento em que superpostes, pertencentes a prefeitura, eram levados para uma propriedade rural


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

 

O vereador de Primavera do Leste, Luis Costa, diz que pretende entrar com um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para investigar a conduta da superintendente de obras e do secretário de Obras de Primavera do Leste, em relação a retirada de dois superpostes que estavam guardados em áreas pertencentes a prefeitura. Segundo informações os superpostes seriam levados para uma propriedade particular. A prefeitura diz que não tinha conhecimento de que os postes estavam sendo transportados. 

O caso veio à tona, na tarde de terça-feira (18), após o vereador registrar um boletim de ocorrência, pois segundo informações teria flagrado dois superpostes que pertencem a prefeitura de Primavera do Leste, sendo levados para uma propriedade rural em Poxoréu.  A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso. A denúncia, segundo o vereador foi feita por um morador da cidade.

No momento em que o vereador estaria se deslocando para o referido local, o denunciante teria ligado para o parlamentar e relatado que o caminhão ainda carregado com os postes estaria voltando para a cidade. O vereador conseguiu alcançar o veículo já na Rua São Paulo.

O motorista do caminhão ao ser indagado pelo vereador, disse que a empresa que ele trabalha, teria sido contratada para levar os postes até uma propriedade particular, porém, no meio do caminho, recebeu um telefonema que dizia para ele retornar para a cidade.

Para a confecção do boletim de ocorrência, a PM também ouviu a superintendente de obras Natalie Castilhos, que relatou; “Que o departamento possui um documento de solicitação onde o requerente (dono da propriedade para onde o poste seria levado), pleiteava postes inutilizados pela administração pública, que não houve nenhum parecer por parte dos responsáveis do departamento acerca da solicitação feita”, diz parte do Boletim de Ocorrência.

A superintendente de obras ressaltou ainda que foi surpreendida pela informação, uma vez que a retirada e transportes dos superpostes que foram retirados da Avenida, são de responsabilidade da empresa "ELÉTRICA RADIANTE", contratada para revitalização da Avenida Porto Alegre e responsável pela condução e armazenamento dos postes retirados junto ao pátio pertencente a prefeitura municipal.

Ainda conforme a servidora pública, o responsável pela referida empresa disse ter contratado uma outra empresa para levar os postes e armazenar no pátio pertencente a prefeitura onde funciona o projeto segunda chance, que naquele momento também não sabia o motivo destes postes terem tomado rumo diferente.

No boletim de ocorrência consta que o motorista contratado para transportar o superpostes, teria relatado, que retirou os postes de um barracão sob ordem de uma pessoa que contratou o serviço para levar para a fazenda deste, alegando ter ganhado da prefeitura. Assim o vereador, a superintendente de obras e o motorista foram encaminhados para delegacia para prestarem esclarecimentos.

A Polícia Civil já instaurou um inquérito, e as investigações acerca do que pode ter acontecido serão iniciadas em breve.

 

PEDIDO DE ABERTURA DE CPI

Diante da situação, o vereador Luis Costa, diz que pretende entrar com um pedido, junto a Câmara Municipal para a abertura de uma CPI, ele diz que tem provas suficientes. “Com as informações que eu juntei, eu pretendo fazer um pedido de CPI para investigar esses servidores. Pois no boletim de ocorrência o pessoal da fazenda entrou como suspeito, tudo bem, ele pode ser o suspeito, pode ser o corruptor, mas como ele chegou a esses postes? Ele comprou de alguém? Ganhou? Se ele ganhou, quem está errado é quem deu, pois eu não acredito que ele entrou em um local que tem chave, e é fechado e levou sem dar satisfação e ninguém ver  os postes daquele tamanho”.

Para que o pedido de CPI seja aceito o vereador precisa reunir a assinatura de quatro vereadores. “Eu vou entregar o pedido ao jurídico e comunicar os vereadores através de ofício, para quem concordar assinar junto comigo”, frisou.

O vereador destacou ainda que também encaminhará um ofício ao Ministério Público denunciando o que aconteceu.

 

PREFEITURA REGISTROU BOLETIM DE OCORRÊNCIA E NOTIFICOU EMPRESA

A equipe de reportagem procurou a prefeitura de Primavera do Leste, para buscar informações sobre o que poderia ter ocorrido e o motivo do transporte dos postes. Por meio de nota, o poder público reafirmou a versão contada pela superintendente de obras, e disse que não tinha conhecimento sobre o transporte até a denúncia, e que também registrou um boletim de ocorrência e a empresa Elétrica Radiante foi notificada.

“A Prefeitura de Primavera do Leste informa que a Administração Pública não tinha conhecimento do transporte dos referidos postes para a zona rural de Poxoréu, até o momento em que a ação foi  flagrada por um cidadão. Os postes estavam sendo carregados por uma empresa que presta serviço para a empresa Elétrica Radiante, que é contratada pela Prefeitura e responsável para realizar a retirada dos postes da Avenida Porto Alegre. 

Não há por parte da Secretaria de Infraestrutura ou de qualquer setor do Poder Público, autorização para destinar os postes a quaisquer local que não sejam os depósitos de armazenamento da Prefeitura. Portanto, um boletim de ocorrência foi lavrado e a empresa responsável por fazer o transporte dos postes foi notificada para prestar esclarecimentos”, diz parte da nota.

 

RETIRADA DOS SUPERPOSTES

O projeto de revitalização da Avenida Porto Alegre, prevê a retirada de 66 superpostes da via. Até o momento foram retirados 56. Destes 41 foram instalados no trevo da BR 070 e o restante estão armazenados nas dependências do  Cras Mabília, ao lado do aeroporto, e serão reaproveitados, também.

“A retirada dos postes da Avenida Porto Alegre segue o projeto de revitalização da via, onde estão sendo substituídos por Luminárias mais modernas, que proporcionam melhor luminosidade e mais segurança à população”, ressalta a nota enviada pela Assessoria de Imprensa.

 

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto