SERVIÇO /

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019, 07h:00

A | A | A

Usuários podem cadastrar telefone em plataforma para não receber ligações de telemarketing

Site www.naopertube.com.br foi criado após determinação da Anatel


Imagem de Capa
Pérsio Souza

Na tentativa de acabar com as ligações indesejadas feitas pelos prestadores de serviços de telemarketing, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou a criação do site www.naopertube.com.br, no qual o consumidor pode se cadastrar para evitar receber chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga. O sistema passou a operar na terça-feira (16) e a suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorre em até 30 dias, contados da data do cadastramento.

Segundo o órgão, no Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos que não os de telecomunicações. A lista do “não me perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons em algumas Unidades da Federação.

Somente no dia em que o site passou a operar, cerca de 620 mil pessoas se cadastraram. Com a ferramenta, o usuário que solicitar o bloqueio deixará de receber ligações de telemarketing das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. No momento do cadastro, o consumidor pode escolher se quer bloquear uma ou todas as empresas.

A coordenadora do Procon de Primavera do Leste, Aline Crema Fossari, explica que apesar de ser um sistema novo, ela acredita que seja funcional e orienta a população a se cadastrar para que o projeto ganhe mais relevância. “Trará mais segurança para o consumidor e poderá a diminuir a incidência de ligações fraudulentas”, diz.

A lista não vale para outros serviços, como ligações de bancos, portanto, nestes casos, Aline recomenda o consumidor ir até a unidade do Procon para registrar a reclamação a nível regional.

O Brasil tem 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel. Essa iniciativa surgiu do diálogo entre as prestadoras e a Anatel, com o objetivo de respeitar a vontade de cada usuário individualmente.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a inclusão na lista do Não me Perturbe e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz