COOPERATIVISMO /

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Sicredi Vale do Cerrado leva educação financeira a 38 escolas de nove cidades

Forma escolhida para levar o conteúdo aos alunos foi o teatro, com uma história divertida e cheia de lições importantes para toda a vida


Carregando fotos
Assessoria de Imprensa

 

Apresentação teatral foi o meio utilizado pela Sicredi Vale do Cerrado para repassar lições sobre educação financeira a alunos de escolas públicas e privadas de cidades onde a cooperativa atua. De 2 a 16 de setembro, o projeto “Caravana da Educação Financeira” visitou 38 instituições de ensino em nove cidades e reuniu cerca de 8,6 mil crianças para momentos de aprendizado e diversão. O projeto foi desenvolvido pela cooperativa em parceria com a Cia de Teatro B1B2, que encenou a peça Circo do Seu Bolacha para repassar os ensinamentos.

A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da cooperativa, Thiane Pacheco, afirma que o objetivo do projeto é introduzir a educação financeira na vida das crianças desde cedo para que aos poucos elas se familiarizem com o tema e saibam como é importante ter uma vida financeira saudável e que isso pode fazer diferença no futuro. “Percebíamos que nas ações que fazíamos para esse público a comunicação não estava sendo tão eficiente quanto esperávamos. Então resolvemos trabalhar o assunto de uma forma diferente. De maneira lúdica e com uma apresentação interativa conseguimos a atenção as crianças e repassar mensagens importante para elas, de acordo com a idade. E o resultado foi muito bom”.

O espetáculo Circo do Seu Bolacha é encenado por três palhaços, Dominó, Ping Pong e Seu Bolacha. De forma divertida, conta a história das dificuldades financeiras enfrentadas pelo circo e o que os três fizeram para solucionar o problema. Na história, os palhaços Dominó e Ping Pong propõem ao Seu Bolacha, dono do circo, a apresentação de uma peça às crianças para arrecadar dinheiro para recuperar o circo. Juntos, eles discutem e aprendem que o dinheiro não vem de forma simples, como do caixa eletrônico, mas sim do trabalho, e que o caixa eletrônico é usado apenas para guardar o dinheiro. “A apresentação é interativa e as crianças participam respondendo às perguntas e interagindo com os palhaços. Elas aprendem junto com os atores através da diversão que poupar e investir, além de contribuir para uma vida financeira com mais qualidade, é uma das formas de conquistarem seus sonhos”, comenta Thiane ao dizer que o projeto Caravana da Educação Financeira foi inscrito pela cooperativa nas ações do Dia C.

As escolas contempladas com a ação estão localizadas nos municípios de Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga, São Pedro da Cipa, Nova Brasilândia e Poxoréu. Os alunos beneficiados têm entre seis e 13 anos. A diretora do Centro Educacional Paulo Freire, em Campo Verde, Sonia Ferrareze, afirma que esse tipo de ação realizada pela cooperativa é muito importante, uma vez a educação financeira não faz parte da grade curricular e que poucas lições são preparadas pelos professores com este conteúdo. “Temos disciplina que prevê aulas sobre o sistema monetário, para as crianças conhecerem o dinheiro, mas não ensinam como lidar com ele. Esse projeto do Sicredi nos ajuda a apresentar aos alunos esse assunto tão sério, mas ao mesmo tempo com leveza e diversão”. Na escola, as apresentações foram feitas em dois turnos, contemplando um total de 1.170 alunos, de quatro a 10 anos. Conforme a diretora, até os pais comentaram depois sobre o envolvimento dos filhos com o assunto “finanças”, resultado positivo da ação.

 

SOBRE A COOPERATIVA

A Cooperativa Vale do Cerrado atende 12 municípios em Mato Grosso, nas cidades de Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga, São Pedro da Cipa, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio do Leste e Poxoréu. Possui mais de 29 mil associados e administra R$ 1,520 bilhão em ativos, com patrimônio líquido de R$ 210,6 milhões.

 

SOBRE O SICREDI

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.750 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br. 

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Dia D de vacinação contra sarampo ocorre hoje (19)

Em Primavera do Leste, todas as unidades estarão abertas das 7h30 às 16h30

Estruturas de barracões são danificadas após temporal

Árvore foi arrancada pela raiz, muros desabaram e caminhões foram atingidos por telhas

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz