EDUCAÇÃO /

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019, 07h:00

A | A | A

Sem vaga, mãe afirma que preferia dormir na porta da creche para garantir matrícula da filha

Aulas iniciaram hoje (11) e pais ainda não receberam mensagem de confirmação. Prefeitura diz que há lista de espera e que SMS podem chegar a qualquer momento.


Imagem de Capa
Pérsio Souza

As aulas nas instituições públicas de ensino municipal de Primavera do Leste se iniciam hoje (11) e a tão aguardada mensagem de confirmação, para a realização da matrícula da criança, para alguns pais ainda não chegou. O sistema online que evitaria filas nas portas das escolas/creches e garantiria uma vaga, apresenta falhas, devido ao número de reclamações, em que pais afirmam preferir dormir no portão da escola, pois assim não estariam na fila de espera.

A moradora de Primavera do Leste, Kátia Patricia de Oliveira, se manifestou em um grupo de rede social do município a respeito da falta de vagas. Ela é uma das mães que não recebeu a mensagem de confirmação e afirma que seria melhor dormir na porta da creche, pois assim conseguiria garantir uma vaga para a filha. “É revoltante essas matrículas online, até hoje estou esperando a mensagem e nada. Procurei a Secretaria da Educação, simplesmente me falaram que não tem vaga. Senhor prefeito, eu preferia ter dormido na porta da creche, pelo menos eu ia garantir a vaga da minha filha! Como assim não tem vaga? Se no dia que abriu as inscrições online, eu fui umas das primeiras a fazer na Secretaria de Educação? Muita coisa errada! E agora senhor prefeito?”, questiona.

Infelizmente, Kátia não está sozinha nesta. No mesmo grupo, Anna Reynaud relata que também procurou vaga para a filha de oito anos, mas foi ignorada pela Secretaria de Educação. A publicação recebeu 99 comentários e mais de 150 reações.

Entre as maiores justificativas para conseguir uma vaga nas escolas e creches são de que os pais precisam trabalhar e não possuem condições de pagar alguém para cuidar da criança. “Nós mães e pais que trabalhamos o dia todo não estamos achando vagas para nossos filhos, agora aquelas mães que vão ficar o dia todo atoa dentro de casa é as primeiras a conseguir vaga... Está um descaso total com a população de Primavera do Leste que paga seus impostos ao município e o básico dos nossos filhos não temos. Está difícil”, desabafou Tamara Oliveira.

Para Joice Cristina, este problema poderia ser resolvido caso a Secretaria de Educação pedisse um comprovante de que os responsáveis pelas crianças trabalham. “Eu acho que a primeira coisa que eles deviam pedir nas creches era comprovante que os pais trabalham. Acho que a prioridade nas creches tem que ser para os pais que trabalham porque realmente tem muitas mães que colocam os filhos na creche só para ficar dia todo atoa batendo perna na rua”, explica.

Apesar dos relatos serem de pais que não conseguiram vagas, há também aqueles que afirmaram ter conseguido uma vaga e outros que orientaram como deveria ser feito, caso não recebesse a mensagem.

Na manhã do dia 28 de janeiro, a Secretaria de Educação emitiu uma nota de esclarecimento em relação a confirmação das matrículas online. De acordo com o cronograma montado, os pais e responsáveis começariam a receber mensagens via celular a partir do dia 25 de janeiro e depois disso deveriam se deslocar até as escolas. A orientação foi para entrar novamente no site onde efetivaram a matrícula para confirmar as inscrições. O endereço é https://smeepvadoleste.com.br/primavera3/

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Primavera do Leste para esclarecer o que seria feito com as crianças que não conseguiram vaga e se haveria um cadastro reserva.

Através de nota encaminhada via Assessoria de Imprensa, fomos informados de que a Secretaria de Educação tem obrigação de garantir vaga para crianças de quatro e cinco anos. De zero a três anos não são disponibilizados a todos.

Àqueles que ainda não receberam o SMS seguem na fila de espera.

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Primavera do Leste informa que a Secretaria de Educação trabalha no intuito de garantir vagas para crianças de quatro e cinco anos, conforme determina a lei.

Esclarecemos que o município ainda não disponibiliza vagas para todas as crianças de zero a três anos. Porém, os procedimentos para a retomada das obras da creche no Jardim Luciana estão em andamento, o que poderá contribuir para a redução no número de crianças sem vagas para o ano de 2020.

Com relação aos alunos do Ensino Fundamental, informamos ainda que não foi possível disponibilizar vagas para todos os cadastros registrados no sistema da Rede Municipal, porém, pelo fato de o ensino para essa faixa etária ser compartilhado entre o Estado e o Município, a Secretaria de Educação já encaminhou os nomes dos alunos que estão na lista de espera para a Assessoria Pedagógica do Município, que está entrando em contato com os pais para oferecer vagas na Rede Estadual de Ensino.

Os responsáveis que ainda não receberam SMS seguem na fila de espera. A  mensagem pode chegar a qualquer momento.

Com relação a creche Talita, destacamos que todos os alunos daquela unidade foram realocados após a determinação da Igreja Assembleia de Deus em cancelar o convênio com a Prefeitura”.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Primaverenses consomem cerca de 266 mi de litros de água por mês

Consumo analisado em 23.411 residências daria para encher 108 piscinas olímpicas, de 2,5 milhões em volume

Apae de Primavera do Leste prepara programação para celebrar Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Atualmente, a instituição atende 144 alunos, sendo 87 no período da manhã e 57 à tarde.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.