Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020, 07h:00

A | A | A

Primavera do Leste sediará 1º Fórum de Irrigação de Mato Grosso

Evento é uma parceria entre a Aprofir, Sindicato Rural de PVA e do Ministério do Desenvolvimento Regional


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Com objetivo de reunir todos os setores envolvidos na cadeia produtiva dos irrigados no Estado, a cidade de Primavera do Leste sedia no dia 12 de março o 1º Fórum de Irrigação de Mato Grosso. O evento é uma parceria entre a Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Sindicato Rural de Primavera do Leste e Ministério do Desenvolvimento Regional.

O diretor executivo da Aprofir, Afrânio Migliari destaca que, com a presença de todos os atores envolvidos na cadeia produtiva dos irrigados no Mato Grosso presentes neste primeiro fórum, o grupo poderá discutir sobre os gargalos do setor e suas respectivas ações em prol do desenvolvimento do setor.

“Algumas etapas que dificultam como a outorga, do uso de água, barramento, energia e indagações como, porque não estamos utilizando nossos pivôs ou porque nossa irrigação está parada, a questão dos impostos altos, ou seja, entrar em todas estas questões e tentar identificar porque a irrigação no Mato Grosso atualmente está evoluindo lentamente em relação a outras épocas que andava de forma acelerada”, explicou.

Segundo José Nardes, presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, durante o evento também serão discutidas alternativas para viabilizar ainda mais a produção de feijão no estado. “O ideal seria criar uma bolsa para produtores de feijão, para que tenhamos condições de produzir com tranquilidade, não só o feijão, mas outras culturas que o produtor não tem muitas garantias”, frisou.

 

MAIOR ÁREA IRRIGADA DE MATO GROSSO

Atualmente, Primavera do Leste carrega o título de maior área irrigada de Mato Grosso, são 51 mil hectares de área irrigada, o que garante o sucesso da produção. São 400 pivôs espalhados pelas mais diversas áreas. Áreas essas que produzem as mais variadas culturas, como painço, girassol, grão bico entre outros.

Essa área irrigada é o que permite que a produção na cidade dure o ano todo.

 

SERVIÇO

Para o evento, são esperados representantes do setor energético, instituições financeiras, secretarias de Estado, Famato, Aprosoja, Ampa, comitês de bacias, entre outras entidades. Outras informações pelo telefone (65) 99684-4774.

 

Com informações O Livre

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz