INOVAÇÃO /

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Primavera do Leste caminha para se consolidar como polo de manutenção aeronáutico

A novidade vai mudar o perfil econômico e gerar empregos bem remunerados


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

“Apostar em tecnologia é uma boa aposta”. Essa é a idéia do professor Dr. James (Rojas) Waterhause, da EESC-USP – Departamento de Engenharia Aeronáutica, de São Carlos-SP, que colocou seus conhecimentos, experiência e credibilidade à disposição do projeto de instalação do polo de manutenção aeronáutico liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Pela sua análise, não está difícil, basta transformar e adequar o que está incipiente para conseguir a homologação do aeroporto, ponto de partida para instalação do projeto, “precisa melhorar o que já existe, porque esse projeto, assim que consolidado, vai contribuir positivamente com os índices sociais e econômicos do município”.

Segundo o professor, com um bom planejamento e sistematização é possível agregar valor a economia do município com polo de serviços que vai atender aeronaves agrícolas e executivas de pequeno e médio porte, além de gerar empregos bem remunerados, com salários acima da média e oferecer serviços de qualidade – “serviços eficientes vão atrair clientes de todo o Brasil, porque São Paulo sempre foi a referência desses serviços, mas a demanda é crescente e, se faz necessário expandir para outras regiões”.

Um detalhe importante, segundo o professor, é que esse projeto é da cidade, não tem dono, apartidário e pela sua grandiosidade se faz necessário ter um gestor, uma fundação para geri-lo, para “que façamos algo robusto para que todos ganhem com a homologação do aeroporto para fomentar a economia da região”.

Para João Francisco Mascaro, formado em administração de empresas, em São Carlos, SP, que faz parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é importante salientar que há uma demanda muito grande desses serviços em São Paulo, São Carlos, Sorocaba, São José dos Campos, Jundiaí, que preferem aviões grandes, “por isso a necessidade de descentralização, de criar outros polos pelo país – Maringá, Florianópolis, Lages, Porto Alegre, Minas, Goiás e no nordeste para atender aviões de pequeno porte”.

Para que esse projeto se torne realidade, várias ações estão sendo trabalhadas, por exemplo, o IFMT- campus de Primavera - em parceria com o IFSP- Instituto Federal de São Paulo, campus de São Carlos, que tem tradição nessa área, vão disponibilizar o curso de Técnico de Manutenção de Aeronaves, de um ano e meio e, no futuro, tecnólogo ou superior para formar profissionais e habilitá-los para manutenção de aeronaves. Com cinco oficinas credenciadas pela ANAC hoje é possível atender 250 aeronaves/ano; em três anos esperamos poder elevar esse número para 500 e em cinco anos ser possível atender 1000 aeronaves.

Para o prefeito Léo Bortolin, essa homologação vai oxigenar a economia, dar mais visibilidade para o município que tem se firmado como polo em áreas essenciais como saúde, educação e cultura e no momento caminha para “ser o polo de manutenção aeronáutico e, Primavera será conhecida nesse segmento importante para a economia do país”.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Dia D de vacinação contra sarampo ocorre hoje (19)

Em Primavera do Leste, todas as unidades estarão abertas das 7h30 às 16h30

Estruturas de barracões são danificadas após temporal

Árvore foi arrancada pela raiz, muros desabaram e caminhões foram atingidos por telhas

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz