CULTURA /

Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Jornalista lança livro infantil em palestra sobre Economia Criativa em Poxoréu

Na palestra, o jornalista vai abordar a importância de consolidação do Sistema Municipal de Cultura, com Conselho, Plano e Fundo, o chamado CPF da cultura


Imagem de Capa
Da Redação

O jornalista Nides de Freitas, que atua na economia criativa no Sul Fluminense, estará em Poxoréu no dia 25 de outubro para o lançamento do seu primeiro livro infantil – As aventuras do Carvão Zinho – e a realização de uma palestra sobre sistema de cultura e economia criativa. O evento será na Pinacoteca da Associação Partilhar, a partir das 14h. Após a palestra haverá um coquetel infantil, seguido por uma gincana de caça ao tesouro, a partir das 17h de sexta-feira (25).

Na palestra, o jornalista vai abordar a importância de consolidação do Sistema Municipal de Cultura, com Conselho, Plano e Fundo, o chamado CPF da cultura. Além disso, abordará sobre as oportunidades para o desenvolvimento da cidade a partir do turismo e do fomento às atividades criativas, como a música de viola, arte indígena ou a rica gastronomia da região.

Sobre “As aventuras do Carvão Zinho”, lançado pela Editora Diagonal (24p), o livro foi ilustrado pela artista Renata Cajado, de São Paulo. Conta a aventura da transformação de um pequeno carvão em diamante. Zinho sofria bullying e ficava de fora da ciranda das pedrinhas por que riscava a todos quando rolavam. Mas, num dia de muito calor e pressão, ele se transformou em um belo diamante.

De acordo com o autor, o livro tem uma referência ao imaginário poxoreense de sua infância, quando a cidade era mundialmente conhecida como a Capital do Diamante. “O diamante e todo o seu simbólico marcou a infância de muitas gerações. Esta historinha em versos também traz uma abordagem pedagógica interessante e espero que as crianças gostem”.

Para personificar o carvão que se transforma em diamante, a Editora Diagonal oferece como brinde, na aquisição do livro, um pequeno diamante de meio ponto lapidado. “É curioso imaginar o que as crianças guardarão desta experiência, ao ganhar um diamante, que é de pouco valor financeiro, mas com muito valor no imaginário popular”, afirmou Nides Freitas.

Após o coquetel infantil, será lançada a primeira pista de uma caça ao tesouro que vai passar por alguns pontos de referência da cidade, como o Centro Juvenil, o Hospital São João Batista e a nova Praça da Cohab. Em cada local, o participante da brincadeira deverá desvendar uma pista e seguir em busca de um tesouro com muitos brindes e guloseimas. A última pista estará no Paço Municipal, onde outras atividades culturais estarão acontecendo pelo aniversário de 81 anos de Poxoréu.

 

SERVIÇO

Palestra: Economia Criativa e Sistema de Cultura

Horário: 14h

Lançamento do Livro Infantil As aventuras do Carvão Zinho com a pista 01 da Gincana Caça ao Tesouro

Horário: 17h

Local: Pinacoteca Da Associação Partilhar - Av Mato Grosso, Centro, Poxoréu.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

PM lança Operação Natal Feliz e arrecada brinquedos e alimentos

Campanha começou na quinta-feira (14) e segue até 18 de dezembro

Prefeitura de Poxoréu

Requerimento para a instalação de bueiro

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz