NÃO CAIA NESSA /

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019, 15h:19

A | A | A

Golpe via SMS tenta roubar dados de clientes de banco

A orientação é que mensagem seja ignorada e apagada


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Circula via SMS uma mensagem em que um link é disponibilizado para que a vítima faça a atualização de um aplicativo de banco. Um assinante do jornal O Diário ao receber o informativo na tarde de hoje (15) e descobrir que era um golpe, entrou em contato com a nossa equipe de reportagem para comunicar o crime.

“Vírus ou golpe. Estão enviando por mensagem SMS. Já chequei com o gerente do banco”, disse o assinante.

A mensagem recebida via SMS pede para que o cliente atualize os dados referente a um aplicativo e logo em seguida induz a pessoa a clicar em um link. “BB: Seu App vinculado ao número xxx expirou, evite o bloqueio do seu dispositivo, acesse o link usando o seu aparelho smartphone: (link)”

Pelo site, o Banco do Brasil dá dicas de como evitar cair golpes e uma das informações é que o banco jamais manda links de atualização por SMS. “Não acesse o site do Banco através de links recebidos por e-mail, SMS ou redes sociais. Sempre digite o endereço www.bb.com.br no seu navegador. Observe se o endereço começa com “https” e se há um cadeado ao lado; isto significa que suas informações estão protegidas”, diz parte da dica de segurança do banco.

Outra dica do banco é que o cliente verifique se o sistema operacional do aparelho permite que sejam baixados antivírus, firewall entre outros.

 

GOLPE COMUM

De acordo com o site Techtudo, voltado a tecnologia, mensagens SMS são um dos principais vetores de golpes cibernéticos. Essas mensagens, falsas, têm o intuito de roubar dados pessoais de vítimas — algumas delas vão além e buscam até roubar dados bancários ou infectar o celular com spywares.

Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor), ou falando sobre atualizações e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Mesmo na seca, notificações de casos dengue não diminuem

Número continua a colocar Primavera em alerta para epidemia da doença

Proprietário do grupo Havan deve estar em Primavera do Leste nesta segunda-feira (16)

Luciano Hang vem ao município para conhecer a cidade e analisar a viabilidade de instalação de uma loja

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.