propaganda

REPORTAGENS ESPECIAIS /

Terça-feira, 30 de Outubro de 2012, 05h:00

A | A | A

Descanso nas horas certas pode ajudar na qualidade de vida

Reportagem Especial trata da necessidade em se desligar do trabalho e aproveitar momentos de lazer


Redação: Jaqueline Hatamoto
Descansar durante as atividades também é essencial para a saúde
Na reportagem especial de hoje iremos abordar um assunto muito importante. A necessidade do descanso no dia a dia e de que forma esse descanso pode beneficiar sua saúde.
Nada como uma boa noite de sono para acordar renovado e com muito mais disposição para encarar o novo dia. Pena que a rotina atribulada nem sempre permita um descanso tranquilo. Se você é dessas pessoas que deixam de dormir para estudar ou trabalhar ou permitem que as preocupações do dia a dia tirem o seu sono, trate de tentar relaxar.
De acordo com a psicóloga de Primavera do Leste Fabiana Barbosa de Souza, relaxar e se desligar da rotina, mesmo que seja uma tarefa difícil é essencial, não somente quando dormirmos, mas também durante as folgas. “Apesar de um desligamento completo ser muito difícil, pois o trabalho faz parte de nossa vida, é importante lembrar que não somos apenas o nosso trabalho. Desligar-se emocionalmente dele quando se está de folga nos permite viver as outras partes importantes da vida – relacionamento familiar, namoro, casamento, amizades, relacionamento consigo mesmo, lazer, espiritualidade. Além disto, é também o momento de renovar-se para a semana que se segue, por exemplo. Ao fazer isto, há uma probabilidade diminuída de que níveis de stress elevados se estabeleçam no organismo”- orientou a psicóloga.
O descanso durante as atividades também é essencial para a saúde, “é super importante esse descanso. Nosso cérebro tem uma capacidade de concentração limitada e nosso corpo precisa de pausas. Os profissionais de Educação Física e Fisioterapia costumam recomendar pequenas paradas para alongamentos. Eu particularmente gosto também da ideia de mini-férias – momentos pequenos que paramos para descansar, para tomar um café, conversar com um colega de trabalho, etc”- destacou a psicóloga.
De acordo com a profissional a falta de sono ou de descanso pode trazer sérios problemas para a saúde física e psicológica. “Um dos principais problemas decorrentes da falta de descanso é o aumento dos níveis de stress. O stress é uma reação do nosso organismo a eventos impactantes, sejam eles positivos ou negativos, e que exige adaptação. Estas reações são percebidas tanto física quanto psicologicamente. Os sintomas ocorrem de forma gradativa e se acumulam ao longo do processo de stress. Inicialmente, há um aumento súbito da motivação, taquicardia, suor excessivo, passando a problemas com a memória, insônia, queda de cabelos, problemas de pele, perda do senso de humor, irritabilidade, podendo chegar a extremos como desenvolvimento de diabetes em pessoas geneticamente propensas, depressão, hipertensão arterial, entre outros”- explica Fabiana.
A profissional ainda dá dicas de como se desligar do trabalho pelo menos aos finais de semana. “É importante que cada pessoa encontre a sua maneira de se desligar e aproveitar os dias de folga. Procurar terminar o trabalho durante a semana, ou aceitar que o trabalho deverá ser continuado apenas na segunda-feira, ou mesmo ter dois números de telefones um pessoal e outro profissional”- frizou a psicóloga.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz