EFEITO COVID-19 /

Quarta-feira, 25 de Março de 2020, 15h:47

A | A | A

Decreto suspende atendimento bancário presencial em Primavera do Leste

O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas e a propagação do covid-19.


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Publicado na noite de segunda-feira (23), o decreto 1.901/20 regulamenta diversos tipos de atendimentos na cidade, entre eles estão as instituições bancárias, cooperativas e lotéricas de Primavera do Leste. Estas, estão proibidas de realizar o atendimento pessoal. E a obrigatoriedade das agências e cooperativas manterem a higienização dos caixas eletrônicos.

Algumas instituições bancarias de Primavera do Leste, já haviam suspendido os atendimentos presenciais como é o caso do Sicredi e Bradesco. A orientação é que os clientes usem os meios eletrônicos (internet banking e aplicativo).

A cooperativa de crédito Primacredi, suspendeu os atendimentos presenciais a partir desta terça-feira (24).

Banco Central (BC) editou uma resolução permitindo que instituições financeiras alterem seu horário de atendimento enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A norma foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) de segunda-feira (23) e já está valendo.

"Assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19)", diz a resolução.

Pelo texto, as instituições financeiras não precisarão mais anunciar as mudanças no horário de atendimento com, no mínimo, trinta dias de antecedência.

Além disso, as agências ficam dispensadas de cumprir o horário mínimo de expediente para o público de cinco horas diárias ininterruptas e do atendimento obrigatório no período de 12h às 15h.

O BC determina que as instituições fixem o aviso de mudanças em local visível em suas dependências, bem como comuniquem os clientes, pelos demais canais de atendimento disponíveis, sobre o horário de atendimento.

 

A Caixa Econômica Federal anunciou no domingo (22) que 70% dos funcionários das agências serão liberados para trabalhar em casa a partir desta semana.

Esse contingente inclui todos os maiores de 60 anos, grávidas e lactantes, além de funcionários que estejam nos grupos de risco em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

A partir de hoje (23) atendimento presencial ficará restrito ao pagamento de benefícios previdenciários a segurados do INSS e outros benefícios sociais, como seguro-desemprego, seguro-defeso, abono salarial e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores que não tenham o cartão-cidadão.

Além disso, as agências estão abrindo uma hora mais cedo para o atendimento de idosos. Vale destacar que a medida vale para as cidades onde ainda há a possibilidade de as agências abrirem, o que não é o caso de Primavera do Leste.

O decreto 1.901/20 publicado em edição extraordinária do Dioprima que circulou na segunda-feira (23). No artigo 17 proíbe o atendimento pessoal nas agências bancárias, cooperativas de crédito, casas lotéricas e congêneres.

“Artigo 18. Passa a ser obrigatória a higienização permanente dos caixas eletrônicos das agências bancárias, cooperativas de crédito e congêneres.

 Artigo 19. Fica recomendado a redução de 50% (cinquenta por cento) dos funcionários presenciais, sendo que os demais deverão continuar sua atividade em home-office;

§ 1º. Fica recomendado que se disponibilize um funcionário para que oriente que seja mantida a distância de 1,5m (um metro e meio) entre pessoas, atuando de forma a evitar aglomerações;

 § 2º. Fica recomendado que se seja disponibilizado todos os meios de atendimento on-line, a exemplo das plataformas whatsapp, aplicativos, telefones, e etc;

§ 3º. As instituições mencionadas no caput deverão ter colaborador a disposição na área externa da agência para atendimento e orientação de PNE ou qualquer pessoas com mobilidade reduzida”.

Para evitar a aglomeração de pessoas nas lotéricas, a  Caixa emitiu um comunicado no domingo (22) informando que os sorteios da Loteria Federal estão suspensos por três meses em função dos cuidados com a pandemia do novo coronavírus. As novas datas vão ser divulgadas em julho.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz