ESCOLHA DE REPRESENTANTES /

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Conselho Tutelar: Mais de duas mil pessoas vão às urnas

A votação ocorreu de forma manual, na qual os eleitores votaram em cédulas.


Imagem de Capa
Pérsio Souza

No último domingo (6) ocorreu a eleição para a escolha dos cinco representantes do Conselho Tutelar de Primavera do Leste, para a gestão 2020 – 2024. Ao total, 41 candidatos estavam aptos a disputar as vagas. Cerca de 2.400 eleitores votaram. O número surpreendeu a diretoria do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsáveis pelo pleito, uma vez que foram mais de mil pessoas a mais que as últimas eleições.

As eleições para o Conselho Tutelar não são regidas pelas mesmas leis do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O CMDCA segue o que é imposto pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Diferente de outros municípios, a votação em Primavera do Leste ocorreu de maneira manual, na qual os eleitores precisaram votar nas cédulas que continha nome e número do candidato. Este processo fez com que houvesse acumulo de filas e algumas pessoas chegaram a ter que esperar até 40 minutos.

O presidente do CMDCA, João Renato, explica que além do voto ser manual, outros fatores contribuíram para que o processo fosse demorado, como a falta de equipe e comparecer o número maior de eleitores do que o esperado.

Apesar de Primavera do Leste ter mais de 40 mil eleitores aptos, pouco mais de dois mil compareceram às urnas para a escolha dos novos conselheiros. O baixo número se justifica pelo fato de não ser uma participação obrigatória da sociedade.

Durante o processo, devido a participação de eleitores, novas cédulas de votação precisaram ser impressas, fato que é contestado por alguns dos candidatos. O presidente salienta que conforme o edital, não é permitido que terceiros façam isso, no entanto, o órgão (CMDCA) possui essa autonomia.

Outro fato que chamou a atenção da diretoria do CMDCA, foi o número de pessoas acima de 40 anos que participaram das eleições. “Ficamos surpresos com o número de eleitores. Tivemos como base a última eleição, no qual cerca de mil pessoas compareceram. Não esperávamos toda essa participação”, afirma João.

A apuração dos votos foi feita na madrugada de segunda (7), depois da votação. Todos os candidatos estavam presentes durante a contagem de votos. Até o fechamento desta edição, ninguém havia entrado com recurso, já que pode ser imposto até quinta-feira (10).

Antes de atuar, todos os conselheiros tutelares passam por capacitação. Além dos eleitos, os demais candidatos também precisam passar por este processo, já que são suplentes.

A lista oficial dos eleitos será publicada no Diário Oficial de Primavera do Leste (Dioprima).

A posse dos Conselheiros Tutelares ocorrerá no dia 10 de Janeiro de 2020 e terão o mandato de quatro anos. Este pleito eleitoral é previsto na Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Resolução nº 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, e pela Lei Municipal nº 1.433/2014 de Primavera do Leste.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Empresa de Primavera é vítima de golpe ao pagar fatura de energia falsa

A fatura recebida por e-mail possui layout idêntico ao da original e poucas informações divergem

2ª Copa Craques do Basquete conta com mais de 350 atletas de Mato Grosso

As disputas ocorram nas quadras do Colégio Mãe da Divina Providência e no Ginásio de Esportes Pianão

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz