CULTURA /

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Conhecida como “bife dos pobres”, planta rica em proteína é produzida em Primavera do Leste

Caso queira adquirir a planta, pode entrar em contato com o produtor pelo telefone (66) 9-9649 1366.


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Primavera do Leste é referência quando o assunto é agricultura. O clima da cidade ajuda na produção de diversas culturas e uma delas é a Ora pro Nobis, uma planta de alto valor proteico e conhecida na região de Minas como “bife dos pobres”, por ser um alimento extremamente nutritivo e muito barato.

Antônio Francisco Batista, que é agrimensor em Primavera do Leste, se tornou um dos únicos produtores da planta na região. Em entrevista, “Toninho” como é popularmente conhecido, ressaltou que a produção teve início há dois anos, quando ele procurou pela planta e não conseguiu encontrar na cidade. Atualmente, a produção do primaverense chega a mil pés da planta, porém, a intenção é aumentar a produção. “Comecei a cerca de dois anos atrás, sempre replantando as mudas feitas por mim mesmo, porque não existe à venda no mercado. Atualmente meu cultivo está em torno de mil pés dá planta, mas se conseguir mercado pretendo aumentar a produção”, explicou Toninho.

 

O QUE É ORA PRO NOBIS?

Originária do continente americano e encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil, a ora-pro-nóbis é cientificamente chamada de Pereskia aculeata. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”. As flores da planta são brancas, pequenas e bastante perfumadas. Já os frutos são amarelos e redondos.

Contém muitos nutrientes como fibras, aminoácidos, cálcio, ferro, potássio, vitamina A e vitamina C. Além disso, possui alto valor de proteínas.

Segundo nutricionistas, a planta auxilia no processo digestivo, podendo ser ingerida após as refeições. As fibras presentes na planta auxiliam no funcionamento do intestino.

Já as flores são ricas em ferro, que pode auxiliar no tratamento da anemia. Este mineral desempenha um papel importante na formação de glóbulos vermelhos. Alguns estudos realizados constataram que os princípios da planta podem ajudar na prevenção de doenças como varizes, câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes, além de diminuir o nível de colesterol ruim, tratar furúnculos e sífilis.

Além disso, devido seu alto valor proteico, é indicada para quem quer ganhar massa muscular e a alta concentração de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças. Além da vitamina C, a planta também é rica em vitamina A (retinol). Combatendo radicais livres, o nutriente é essencial para a pele e para a prevenção do envelhecimento celular precoce. O retinol também é fundamental para a saúde dos olhos, sendo indicado para quem sofre de problemas de visão.

O produtor primaverense destaca que “a planta in natura para ser consumida como saladas e em outros diversos pratos, principalmente a salada de brotos da planta que além de ser mais nutritiva é muito saborosa. Também faço a farinha de ora pro nobis, que é na verdade as folhas desidratadas e moída que pode ser consumida em caldos e sopas”, frisou.

Por enquanto, a planta produzida pelo Toninho não pode ser encontrada nos mercados da cidade, mas o produtor pretende disponibilizar o produto em breve. Caso queira adquirir a planta, pode entrar em contato com o produtor pelo telefone (66) 9-9649 1366.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Empresa de Primavera é vítima de golpe ao pagar fatura de energia falsa

A fatura recebida por e-mail possui layout idêntico ao da original e poucas informações divergem

2ª Copa Craques do Basquete conta com mais de 350 atletas de Mato Grosso

As disputas ocorram nas quadras do Colégio Mãe da Divina Providência e no Ginásio de Esportes Pianão

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz