DOSES REDUZIDAS /

Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 07h:00

A | A | A

Campanha de Vacinação Antirrábica Animal é reprogramada devido a atraso na entrega de vacinas

Secretaria de Saúde encaminhou duas mil doses ao município e recomendou que sejam imunizados os animais na zona rural até 30 de outubro. ‘Dia D’ de Mobilização deve ocorrer no 1º trimestre de 2020


Imagem de Capa
Pérsio Souza

Devido ao atraso na distribuição da vacina antirrábica por parte do laboratório ao Ministério da Saúde, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2019 teve que ser reprogramada no calendário e a ação que era realizada entre os meses de agosto e setembro, deve ser feita no primeiro trimestre de 2020. A meta da Vigilância Ambiental de Primavera do Leste é imunizar 9.167 animais, sendo 8.167 cachorros e 1 mil gatos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou que a medida é uma consequência da redução e divisão das etapas de remessa de doses da vacina por parte do Ministério da Saúde.

De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental do Estado, a alteração de calendário de vacinação e a readequação da distribuição da vacina se devem ao fato do laboratório responsável ter reprogramado a entrega do produto. Agora, a previsão é de que a distribuição ocorra a partir de novembro deste ano.

Diante dessa realidade, a SES-MT orienta aos municípios que priorizem, neste ano, a vacinação de gatos e cachorros na zona rural, aldeias indígenas, localidades com baixa cobertura vacinal no ano passado e bloqueio de focos, na ocorrência de casos de raiva animal.

A Vigilância Ambiental de Primavera do Leste tem seguido a recomendação da SES-MT. O município recebeu duas mil doses que sobraram da última campanha e realizam a imunização na zona rural, que deve ser finalizada até 30 de outubro, prazo que vence as vacinas.

Em Primavera do Leste, devido às doses reduzidas, não é possível realizar nenhuma fase da campanha neste momento e por isso, a prioridade é a zona rural. No entanto, àqueles que precisarem podem procurar a unidade para imunizar o animal até dia 30 de outubro.

Acredita-se que até o mês de novembro, a SES-MT repasse cerca de 40% das doses e posteriormente outros 60%, porém, o mês será definido assim que o Estado receber a segunda remessa das doses de vacina – ou seja, as outras 350 mil doses previstas.

O ‘Dia D’ de Mobilização Municipal, no qual ocorre a vacinação da maioria dos animais da zona urbana, deverá ser programado para depois do recebimento da segunda remessa.

 

IMPORTÂNCIA DA IMUNIZAÇÃO

A raiva é uma doença transmitida ao homem pela inoculação do vírus da raiva contido na saliva de animais infectados, através da mordida ou até mesmo, em casos mais raros, pelo simples fato de ser arranhado ou lambedura de mucosas.

Os casos de animais transmissores são: cães e gatos com 80,52%; morcegos com 10,13%; e outros com 4,94%. Todos os mamíferos são susceptíveis à infecção pelo vírus da raiva. A imunidade só é conferida através de vacinação.

A vacinação é uma das principais ações de controle de raiva em áreas urbanas, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, raiva humana.

 

ORIENTAÇÕES

A Vigilância Ambiental ressalta algumas orientações que devem ser seguidas, como: vacinar animais a partir dos quatro meses de idade; fêmeas prenhas ou amamentando podem ser vacinadas; é importante que um adulto, dono/proprietário do animal, leve o animal para ser vacinado, pois este tem controle sob o mesmo; levar cartão de vacina; em hipótese alguma a vacina poderá ser entregue a população; revacinar anualmente; a vacina no animal confere proteção ao humano.

 

SERVIÇO

A Vigilância Ambiental de Primavera do Leste está localizada na Rua Miosotis, 286 – Pioneiro. O horário para aplicação das vacinas é das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (66) 3498-9147.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz