INVESTIGAÇÃO /

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019, 15h:09

A | A | A

MP investiga venda de cargos na Câmara de Primavera

Áudios compartilhados levantam suspeita


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

O jornal O Diário teve acesso a áudios de uma conversa entre o ex-assessor parlamentar de Primavera do Leste Jeferson Lobatto e o presidente da Câmara Municipal de General Carneiro Magnum Vinnicios Rodrigues Alves de Araújo, onde os dois negociam um cargo para a mulher de Magnum em troca de apoio político.

O apoio negociado seria para a candidatura do vereador de Primavera do Leste Milley Alves, ao cargo de deputado estadual nas últimas eleições.

“Você fala assim, Miley, eu sei que o cargo é do Araújo e como ele tá me ajudando, eu vim aqui para agradecer, é para minha esposa tá. Inclusive eu quero declarar apoio”, disse Lobato em parte do áudio que foi compartilhado amplamente em Primavera do Leste.

Durante a conversa, Lobato, chega a dizer que cada vereador tem direito a quatro cargos dentro da Câmara de Primavera.

Em entrevista ao jornal O Diário, Lobato negou que estivesse negociando algum cargo dentro da Casa de Leis. “Eu não tinha poder de negociar nada. Apenas foi uma conversa política, para pedir apoio a uma candidatura que estava em eminência. Tanto que a mulher foi contratada mais por indicação de um grupo diferente do nosso, o PP”, ressaltou.

Segundo informações, o presidente da Câmara de General Carneiro, foi quem fez a denúncia ao Ministério Público – MP, e que parte da conversa que foi gravada por ele e entregue ao MP, vazou após o celular dele ser furtado.

Nossa equipe de reportagem tentou inúmeras vezes contato com Magnum, porém, as ligações foram atendidas pela avó do parlamentar, que sempre dizia que ele não estava.

A mulher de Magnum, foi realmente contratada e exercia a função de secretária. Ela foi exonerada no final de 2018.

 

SEGREDO DE JUSTIÇA

Por meio de nota encaminhada via Assessoria de Imprensa, o Ministério Público declarou que existe em tramitação um inquérito, porém, informações não podem ser repassadas à imprensa, pois as investigações correm em sigilo.

 

PEDIDO DE DEMISSÃO

Jeferson Lobato protocolou na manhã de sexta-feira (08), o pedido de exoneração do cargo de assessor parlamentar, ele era contratado para realizar atendimentos no gabinete de Miley Alves.

Lobato disse que pediu demissão para resguardar a imagem do Partido Verde – PV do qual faz parte, do Miley e também da Câmara. “Estão tentando atacar a todos de todas as formas, até quem não tem envolvimento com isso”.

 

VEREADOR DIZ QUE ESTÁ SENDO PERSEGUIDO

Em entrevista concedida ao Jornal O Diário na manhã de sexta-feira (08), Miley Alves – PV, disse que não sabia das negociações de Lobato e que o fato do áudio estar sendo propagado não passa de perseguição política.  “Eu não época não soube, e inclusive essa pessoa não me apoiou, e além disso a esposa dele trabalhou aqui, mas era indicação do PP, não tenho contato com essa pessoa. Tanto é que não tem nada meu nisso. Eu estou sendo perseguido, se você puxar quem está propagando o áudio e protocolando denúncias no MP, são suplentes de vereadores do meu próprio partido, qual é a intenção de uma pessoa que é suplente do meu partido entrar com uma acusação contra mim? Para tentar denegrir minha imagem? Para tentar ficar com a vaga! São pessoas que já foram candidatos, que já trabalharam na casa, é uma teia de pessoas envolvidas para denegrir a imagem da Câmara”, ressaltou Miley.

 

SISTEMA DE CONTRATAÇÃO

A Lei Municipal 1050/08, permite que o recrutamento de funcionários para a Câmara municipal será feita através de concurso público, para os cargos de natureza efetiva e por nomeação os de natureza comissionados e função de confiança. De acordo com o portal da transparência hoje a Câmara tem 21 funcionários efetivos e 33 que ocupam os chamados cargos de confiança.  Os salários para os cargos comissionados variam de R$ 8.149.06 à 2.136,16.

 

CÂMARA DIZ QUE INVESTIGARÁ FATO

Diante das informações, a equipe de reportagem do Jornal O Diário entrou em contato com a Câmara Municipal, para saber se a casa de leis tinha conhecimento das negociações e se pretendia montar uma comissão para investigar o caso.

Por meio de nota encaminhada via Assessoria de Imprensa, a diretoria da câmara, bem como o Jurídico disseram não tem conhecimento sobre a venda de cargos, porém, confirmou que a denúncia está sendo investigada pelo MP.

Em relação a alegação de que cada vereador teria direito a quatro cargos dentro da Câmara, a assessoria respondeu que: “ Em relação ao questionamento das escolhas dos servidores comissionados, sua definição é prerrogativa da gestão das instituições e, a Câmara de Primavera, além disso, segue critérios técnicos contidos na Lei Municipal Nº1.050/2008”. Ainda conforme a nota cada vereador tem apenas um assessor parlamentar.

Ainda conforme a assessoria de imprensa, a Câmara acatará todas as medidas necessárias e exercerá o dever institucional de investigar os fatos.

 

NOTA DA CÂMARA NA ÍNTEGRA

A Câmara Municipal de Primavera do Leste atendendo à solicitação do Jornal O Diário informa que nem a diretoria nem o jurídico tem conhecimento sobre vendas de cargos dentro do Poder Legislativo. O que se sabe e, é domínio público, é que existe uma denúncia sendo investigada pelo Ministério Público.  Em relação ao questionamento das escolhas dos servidores comissionados, sua definição é prerrogativa da gestão das instituições e, a Câmara de Primavera, além disso, segue critérios técnicos contidos na Lei Municipal Nº1.050/2008.

Informamos ainda que, cada vereador tem apenas um assessor parlamentar e, essa Casa de Leis acatará as medidas necessárias e não se furtará do seu dever institucional de investigar quaisquer fatos.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.