propaganda

EDITORIAL /

Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020, 06h:30

A | A | A

Por uma campanha limpa em Primavera do Leste

Esse editorial foi publicado originalmente em 2017, mas no momento que estamos vivendo vem a calhar!


Imagem de Capa
Da Redação

Toda eleição é a mesma coisa: partidários e candidatos se dividem em opiniões. Os mais instruídos e menos apaixonados buscam, pela razão, exercer o direito ao voto. Os menos favorecidos de intelecto ou “favorecidos” por favores, cerram os olhos e, como religiosos fanáticos, “depositam” seu voto, movidos pela fé cega.

 

Porém, no final da eleição, a realidade do dia a dia coloca situação e oposição frente a frente. E não tem rede social, nem sábio profeta que mude as dificuldades que a prefeitura enfrenta com saúde, escola, transportes, limpeza, etc. E, assim, toda a comunidade se volta para os mesmos assuntos, para as mesmas reclamações.

A realidade hoje é que temos apenas dois candidatos para escolhermos. Isso não foi escolha nossa, mas dos partidos. A nós agora, cabe duas coisas: a primeira, zelar para uma campanha limpa, ou pelo menos a menos suja possível e escolher o candidato de forma racional.

Quanto a campanha limpa, podemos contribuir muito, denunciando. Podemos influenciar nossos amigos a fazer o mesmo. Hoje é muito fácil fotografar, gravar, etc. Uma campanha se faz com ideias e propostas, na teoria. Na prática, se gasta muito para mudar ou manter a opinião de gente sem vergonha.

Denuncie a compra do voto.

Primavera, depois do “desmaio” do ex-vereador Fio Baraldi, é motivo de chacota para as pessoas que vivem fora daqui. Chega! Aqui também tem gente inteligente e bem-intencionada. Por isso, denuncie a irregularidade. Cobre do candidato proposta e não favor.

Entendam uma coisa: no final, somos todos primaverenses. Só não aceite sujeira.

Lado político que usa de artimanhas ilegais para nos convencer não merecem nosso respeito. Lado político que se esquece das propostas, de informar o que pretende fazer se eleito e como vai fazer o que está prometendo - em palanque, ou no horário eleitoral, ou em visitas - precisa ser analisado com muito critério. Do contrário será um voto cego.

Virar as costas para as eleições, dizer que não gosta de política por quê? “Todos os políticos são sujos, etc”, é se sujar com a sujeira dos sujos. Para Primavera crescer, acredite, a visão do prefeito e a forma como ele age no executivo influencia muito positiva ou negativamente.

Se a cidade cresce ordenada, todos ganham. Até os “sujos”, os colhedores da atitude alheia.

Primaverense, seja primaverense, seja cidadão! Todos! Participe do processo eleitoral. Não permita que a baixaria tome o lugar das boas ideias e do bom debate. Contribua com ideias e denuncie o que for ilegal. Assim estaremos fazendo nossa parte, na prática.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto