PRODUÇÃO AGRÍCOLA /

Segunda-feira, 07 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Produção de leite em Primavera é superior a 4,5 mi de litros

O município ocupa a 44ª posição no ranking estadual


Imagem de Capa
Pérsio Souza

O  agronegócio é um dos conjuntos de operações da cadeia produtiva que se destaca em Primavera do Leste, porém, este não é o único, já que a pecuária também tem grande representatividade no município, conforme aponta a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2018, o rebanho bovino foi de quase 60 mil cabeças e a produção de leite ultrapassou os 4,5 milhões de litros.

De acordo com os dados da PPM 2018, Primavera do Leste possui 59.816 cabeças de bovinos. Com este dado, ocupa a 115ª posição no ranking do estado.

Mato Grosso lidera o ranking do país com 30,2 milhões de cabeças no efetivo. Conforme o IBGE, desde 2004 o estado segue como o maior plantel bovino. Em 2018 abrigou 14,1% do total nacional - o segundo maior valor já alcançado pelo estado na série, atrás apenas do efetivo estimado em 2016.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA), o Brasil apresenta o segundo maior rebanho bovino, sendo o principal país exportador e o segundo maior produtor de carne bovina do mundo.

 

MUNICÍPIO PRODUZ MAIS DE 4,5 MILHÕES DE LITROS DE LEITE

Em relação ao leite, a quantidade produzida em Primavera do Leste foi de aproximadamente 4,5 milhões de litros. O valor estimado é o mesmo do que foi produzido. Neste conjunto, o município ocupa a 44ª posição no ranking estadual.

No ano de 2018, a produção brasileira de leite foi de 33,8 bilhões de litros. Com o incremento de 1,6%, a produção voltou a crescer após uma retração de 1,1% em 2017. As Regiões Sul e Sudeste seguem na liderança da produção nacional, com 34,2% e 33,9% do total de litros, respectivamente.

As vacas ordenhadas são 2.079. A cidade ocupa a 62ª posição do ranking estadual. O efetivo de vacas ordenhadas estimado, em 2018, foi de 16,4 milhões de animais, 7,7% do efetivo de bovinos do País, representando uma queda de 2,9% em relação à quantidade ordenhada no ano anterior.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Cicloturismo - Primavera do Leste

Um segmento do turismo com potencial e muitos adeptos no município

STF extingue taxa de incêndio em MT

Somente em Primavera do Leste o estado arrecadava o equivalente a R$ 1 milhão. Com a decisão estado perderá cerca de R$ 14 milhões anuais

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz