COVID-19 /

Quarta-feira, 08 de Julho de 2020, 06h:30

A | A | A

MT possui 40,6% de pacientes curados

São mais de 8.900 pessoas recuperadas


Imagem de Capa
Da Redação/Com Ascom

Boletim epidemiológico da luta contra a Covid-19 mostra que pelos menos 8.974 pessoas já se curaram da doença, em Mato Grosso. A quantidade representa 40,6% de um total de 22.078 infectados. Entre os mais recém recuperados estão uma recém-nascida, médico cirurgião e coronel da reserva da Polícia Militar (PM) e um representante comercial. No Estado, já ocorreram mais de 857 óbitos (3,8%) em decorrência do novo coronavírus, responsável pela infecção.

 

Com apenas 34 semanas, Ana Beatriz Albuquerque nasceu no dia 23 de junho, em Colíder (640 quilômetros de Cuiabá). A mãe dela, Patrícia Beatriz Albuquerque, se contaminou com a Covid-19. Com isso, a pequena nasceu prematura e contraiu a doença pela mãe. Após o nascimento, a menina foi transferida para o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, no dia 24 de junho e ficou internada para tratamento da infecção.

Recuperada, a alta de Ana Beatriz foi gravada pelos profissionais da unidade hospitalar e a postagem ganhou as redes sociais. Com balões em formato de coração nas mãos e dizerem “Eu venci a Covid-19”, os profissionais batem palma e parabenizam a recuperação da menina. Também em um vídeo postado em seu perfil, a primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, mostra o momento em que uma recém-nascida é aplaudida pela equipe médica. Na postagem, Virgínia Mendes comenta que a recém-nascida Ana Beatriz foi curada da infecção e que a alta médica da bebê como mais uma vitória em meio à guerra contra o coronavírus.

Depois 11 dias internado, o médico cirurgião e coronel da reserva da Polícia Militar, Nadim Amui Junior, recebeu alta e retornou para casa, na manhã de domingo (5). O oficial estava internado na UTI do Hospital Femina, em Cuiabá. Ele foi detectado com coronavírus e diagnosticado com os pulmões comprometidos.

Mas, de acordo com a equipe médica o quadro do médico era estável e estava respirando com auxílio de máscara de oxigênio, porém, não foi preciso entubar o médico. No início do mês, mais de 20 policiais de unidades da Polícia Militar fizeram uma homenagem ao coronel. Já em casa, o médico foi recebido com um forte abraço da filha. O momento foi compartilhado nas redes sociais.

Nesta última semana, também se recuperou da doença o representante comercial Alexandro Alves de Souza, assistido na Santa Casa. Ele chegou a ter 50% dos pulmões comprometidos. Apesar da gravidade, não precisou ser entubado. Ele explica que uma das estratégias usadas pela equipe médica da unidade, durante o tratamento, orienta o paciente a falar pouco para preservar os pulmões. “É preciso poupar os pulmões o máximo que for possível, dizia a equipe. Eu e minha esposa recebemos atenção e cuidados todos os dias. Um dos coordenadores passava constantemente nos quartos para saber se todos estavam bem, sempre muito cuidadoso. Minha esposa também foi assistida”, contou.

A companheira de Souza também foi diagnosticada com a doença, mas não precisou ser internada. Durante o período de tratamento do marido, ela recebeu suporte e acompanhamento médico, o que a auxiliou nos cuidados para com o bebê da família e com a própria saúde. Após seis dias de internação, Alexandro afirmou que, apesar de ter sido muito bem atendimento pelos profissionais da Santa Casa, “nada melhor do que poder sair com saúde e ter mais tempo para aproveitar a família. É muito bom estar vivo e poder desfrutar novamente desse amor”, se emociona.

Sobre o tempo que passou internado, o representante comercial reitera o bom atendimento, agradece os cuidados recebidos e a oportunidade de poder sair dessa situação com saúde. "Sou grato à toda equipe, médicos, enfermeiros, todos esses profissionais tão importantes neste momento de incertezas. Agradeço por todos os cuidados que tiveram comigo e com minha família, não poderia ser melhor. Agradeço por minha vida e por poder voltar à minha família”, completou.

Até ontem pela manhã, dos 22.078 infectados, 11.534 estavam em isolamento domiciliar e 8.974 recuperados, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (os dados são atualizados diariamente sempre no fim da tarde). Entre confirmados, suspeitos e descartados havia 297 internações em UTI e 419 em enfermaria. Isto é a taxa de ocupação está em 93% para UTIs e em 48% para enfermarias.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz