propaganda

ELEIÇÕES 2020 /

Sábado, 19 de Setembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Eleição suplementar para o senado em Mato Grosso terá 11 candidatos

Pleito irá decidir quem vai ocupar a vaga no Senado, aberta pela cassação de Selma Arruda no ano passado


Imagem de Capa
Wellington Camuci/ COM INFORMAÇÕES DO G1

No dia 16 de setembro, foi o último dia para que os partidos decidissem quem seriam os candidatos a prefeito, vice, vereadores e, no caso de Mato Grosso, senadores. A população mato-grossense terá que escolher um entre 11 candidatos a senador pelo estado. Três partidos realizaram a convenção ainda durante a noite de quarta-feira e escolheram os candidatos.

Mato Grosso terá eleição suplementar para eleger quem vai ocupar a vaga no Senado, aberta pela cassação de Selma Arruda no ano passado. A suplementar chegou a ser marcada para ocorrer em 26 de abril, porém, foi adiada em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus.

Entre os que seriam candidatos ao pleito de abril, Otaviano Pivetta e Júlio Campos desistiram da corrida pela cadeira ao Senado. Gisela Simona, que também havia oficializado a candidatura, desistiu e vai concorrer à prefeitura da capital Cuiabá.

Rúbia Fernanda.jpeg

 

A primeira a ser oficializada como candidata foi a coronel Rúbia Fernanda pelo Patriotas. Única candidata mulher concorrendo pela vaga. Com 45 anos, Rúbia Fernanda é natural de Cuiabá. Ela entrou na Polícia Militar de Mato Grosso em 1996. É formada em direito e tem especialização em segurança pública, ciências criminais e administração pública.

 

Carlos Fávaro.jpeg

 

O Partido Social Democrático - PSD confirmou a candidatura de Carlos Fávaro, senador interino que ocupa a vaga de Selma Arruda no Senado.

Fávaro tem 50 anos e é produtor rural. Ele ingressou na política em 2005. Foi vice-governador do estado entre os anos de 2014 e 2018, durante a gestão de Pedro Taques.

 

Euclides Ribeiro.jpg

 

Pelo Avante, Euclides Ribeiro será o candidato. A candidatura foi oficializada durante convenção  no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Devido ao risco sanitário por conta da pandemia do Covid-19, o evento foi realizado online.

De Cuiabá, Ribeiro é empresário e advogado da área de recuperação judicial.

 

Elizeu Nascimento.jpeg

 

O Partido Democracia Cristã – DC, lançou como candidato o deputado estadual Elizeu Nascimento. A convenção ocorreu em um hotel da capital. Com 44 anos, Elizeu é sargento da Polícia Militar de Mato Grosso e nasceu em Tangará da Serra. Ele é casado e pai de quatro filhos. Ele está no primeiro mandato.

 

Feliciano Azuaga (1).jpeg

 

O Partido Novo, oficializou a candidatura de Feliciano Azuaga, 39 anos, ao Senado. Nascido em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, Azuaga mora há 14 anos em Cuiabá onde é professor universitário. Feliciano é economista, doutor e mestre em economia. Azuaga disputa a vaga para o Senado pela primeira vez.

 

José Medeiros.jpeg

 

José Medeiro de 50 anos, foi oficializado como candidato pelo Podemos. Natural de Caió, Rio Grande do Norte, Medeiros é Deputado Estadual e ocupou uma cadeira como suplente no Senado entre 2015 e 2019. É formado em matemática, direito e foi agente da Polícia Rodoviária Federal.

 

Nilson Leitão.jpeg

 

Em convenção realizada em Sinop, o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB oficializou a candidatura de Nilson Leitão, 51 anos. Natural de Cassilândia, MS.  Já foi vereador e prefeito de Sinop por dois mandatos, deputado estadual e também já ocupou uma vaga na Câmara Federal entre 2011 e 2019.

 

Pedro Taques.jpeg

 

O Partido Solidariedade lançou como candidato o ex-governador de Mato Grosso Pedro Taques, 52 anos. Nascido em Cuiabá, Taques fez faculdade de direito em Taubaté, São Paulo e depois passou no concurso para procurador da República. Por causa da profissão, morou por alguns anos em São Paulo.

 

Procurador mauro.jpeg

 

O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL confirmou o Mauro César Lara de Barros, o Procurador Mauro como candidato ao Senado. Mauro, de 45 anos, é procurador da Fazenda Nacional e músico e é formado em direito pela UFMT. Esta é a oitava eleição de Mauro, ele já disputou outras eleições a prefeito de Cuiabá, deputado federal, senador e governador.

 

Reinaldo Moraes.jpeg

 

O Partido Social Cristão – PSC, tem como representante o empresário Reinaldo Moraes foi oficializado candidato. Com 49 anos, Moraes é formado em zootecnia, cursou mestrado na área de nutrição animal, tendo dedicado grande parte da sua vida ao empreendedorismo no ramo alimentício. Foi responsável pelo surgimento dos maiores frigoríficos no país.

 

Barranco.jpg

 

O deputado estadual e presidente do artido dos Trabalhadores – PT no estado de Mato Grosso. Valdir Barranco foi oficializado candidato ao senado pelo PT. Barranco é biólogo e tem 45 anos. Ele ingressou na política sendo prefeito de Nova Bandeirantes. Foi eleito deputado em 2014 e reeleito em 2018. Barranco é natural de Alvorada do Sul, Paraná.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto