propaganda

FLEXIBILIZAÇÃO /

Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020, 06h:30

A | A | A

Com várias restrições, esportes coletivos podem ser realizados em Primavera

Medidas adotadas visam retorno das atividades de um setor parado há seis meses


Imagem de Capa
Wellington Camuci

Parados desde o início da pandemia do Novo Coronavírus em março, os profissionais dos esportes e de atividades físicas, foram muito afetados pela pandemia, personal trainers, professores de educação física, entre tantos outros profissionais do ramo foram obrigados a parar as atividades.

Seis meses depois do início da pandemia, essas atividades estão começando a ser liberadas, porém, diversas medidas de segurança adotadas para que tudo comece a voltar à normalidade. Uso de álcool gel e álcool 70%, máscara, distanciamento, limite máximo de capacidade, higienização constante, são algumas medidas adotadas que já são rotina na vida da população.

A prática de esportes e de exercícios físicos foram sendo limitadas aos poucos, parques foram sendo fechados, quadras, campos, pistas de caminhadas, academias, a cada novo aumento de casos de Covid-19, sofriam mais restrições, até a caminhada, seja individual ou em grupo, foi prejudicada, já que as pistas de caminhadas estavam fechadas.

Dezenas de profissionais também tiveram prejuízos com a pandemia, são personal trainers, professores de educação física, treinadores, donos de academias, de campos e arenas, proprietários de escolas de futebol e outros esportes, foram obrigados a esperar até que fosse possível a retomada.

Nesta área, não só os profissionais foram afetados, mas a população como um todo. Atividades físicas e a prática de esportes é fundamental para a saúde. Muitas causas de problemas graves de saúde, como hipertensão e diabetes, podem ser evitadas com a prática de exercício físico e esportes.

O professor e coordenador pedagógico da Escola de Futebol C.A. Boca Juniors, Rômulo Rocha explica que o esporte é muito importante para o desenvolvimento do corpo. “O esporte tem sua importância para a saúde do ser humano, pois proporciona estímulos de hormônios muito importantes para o desenvolvimento do corpo humano”.

Além do desenvolvimento, a prática ainda pode trazer outros benefícios. “Através da sua prática podemos perceber um aumento considerável na autoestima, melhora do sistema respiratório, e imunológico e ainda lhe proporciona uma perca de calorias, entre outros benefícios que podem ser adquiridos através da prática esportiva”, ressaltou Rômulo.

Pensando na prevenção a Covid-19, Rômulo acredita que poder realizar atividades físicas pode contribuir para que não haja complicações na saúde do praticante. “A liberação da prática destes esportes vai contribuir sem dúvidas na prevenção contra a Covid, pois sabemos o quanto a prática esportiva é importante para o corpo humano”.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Para a retomada dos esportes, são várias as medidas de segurança para evitar a propagação do vírus. É proibido aglomeração e a presença de torcida nos locais, cada atleta deve portar garrafa de água própria, fardamento ou uniforme não pode ser compartilhado e devem utilizar máscara nos ambientes de espera ou externo. Todos os equipamentos devem passar por higienização e deve ser disponibilizado álcool 70% nas instalações para higienização das mãos. O uso de churrasqueiras, vestiários e ambientes de uso comum e/ou recreativo está proibido.

Além disso, os clubes e arenas devem divulgar em local visível, informações de prevenção à Covid-19 estabelecidas pelo governo. A participação de crianças menores de 12 anos e de pessoas de grupo de risco também está proibida, bem como a entrada de pessoas com sintomas respiratórios, como tosse, febre, dor de garganta e mal-estar.

As atividades devem ser encerradas até às 22 horas, sempre obedecendo um intervalo mínimo de 10 minutos entre as partidas para atividades de higienização, ficando esse intervalo compreendido no horário reservado de utilização.

Todos os atletas e/ou colaboradores que apresentarem sintomas respiratórios como tosse, febre, dor de garganta e mal-estar geral devem ser proibidos de adentrar ao local, devendo o representante do clube comunicar a Vigilância Epidemiológica Municipal imediatamente.

Sobre as medidas de segurança e restrição que devem ser adotadas, Rômulo explica que são necessárias. “Quando falamos sobre a segurança da nossa saúde, todo cuidado é pouco. Porém, se seguirmos ao máximo as medidas restritivas citadas pelo nosso decreto, conseguiremos sem dúvidas utilizar o esporte como forma de prevenção da doença”, finalizou.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto