DESENVOLVIMENTO /

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020, 07h:42

A | A | A

Com economia crescente, oportunidades de emprego devem aumentar em primavera

O presidente da Aciple, Ubiratan Ferreira, avalia que houve crescimento nos lucros e surgiram mais oportunidades de trabalho. Para ele, tendência deve continuar em 2020.


Imagem de Capa
Pérsio Souza

Formação, habilidades, apresentação, experiência e até mesmo o comportamento nas redes sociais são analisados durante a concorrência por uma vaga de emprego. O mercado de trabalho está cada vez mais moderno e é necessário então, que o profissional seja capaz de se adaptar rapidamente às novas tecnologias e formas de trabalhar.

Pesquisa feita pela Universidade Braz Cubas, de São Paulo, aponta que, atualmente, se destacam os candidatos que conseguem com facilidade solucionar problemas, trabalhar em grupo, possuem boa comunicação, criativo e que tenha espírito de liderança. Outras habilidades foram listadas, mas essas são as que mais chamam a atenção das empresas.

Apesar de Primavera do Leste ter se destacado em vagas de emprego em 2019 e ocupar a sétima posição entre os 10 municípios que mais geraram postos e trabalho em Mato Grosso, com saldo positivo de 1.075 novos cargos, é comum encontrar nas redes sociais moradores que solicitam oportunidade de trabalho.

Em uma publicação, a moradora do município pede uma chance para aqueles que não possuem experiência: “Atenção comerciantes e empresários de Primavera do Leste – MT. Deem uma chance aos que não possuem experiências, se organizem entre vocês e façam uma semana de vagas que não necessitem de experiências, mas sim de competência e verão que preencherão o quadro de funcionários muito bem.

Lembrando que experiências se adquire com oportunidades, ninguém nasceu sabendo”.

Para falar sobre esse assunto, nossa equipe de reportagem conversou com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste (Aciple), Ubiratan Ferreira – Bira, que avaliou o setor econômico de 2019 e falou sobre treinamentos e balcão de empregos que deve ocorrer neste ano.

Bira avalia que para o comércio, em relação a 2019, houve mais rentabilidade econômica se comparado aos anos anteriores. “Percebemos que no último trimestre a economia deu certa reagida. Isso não foi só em Primavera, é a nível nacional. Há uma recuperação lenta da economia, mas é um sinal positivo do que está por vir”.

Com a economia crescente, surgem novas oportunidades de trabalho e em relação à geração de empregos, o presidente da Aciple diz que houve evolução significativa e o aumento foi principalmente no final do ano. “Todos os anos há vagas, mas percebemos que o número de empresas que contrataram foi bem maior. Houve a necessidade de profissionais em vários setores”, pontua o presidente da associação.

Bira acredita que a tendência crescente da economia e geração de empregos deve continuar em 2020, pois um está atrelado ao outro. “Isso é muito positivo, pois estamos em uma crise econômica desde 2014. Este crescimento deve permanecer, conforme nossas análises, e com isso a busca por profissionais para atuar no mercado de trabalho também aumentará”, expõe.

A Aciple está em processo de finalização do calendário de eventos da associação e em 2020, a instituição buscará investir mais ainda na qualificação da mão de obra. A previsão é de que de fevereiro até o final do ano hajam treinamentos para aqueles que buscam oportunidades de emprego.

Em parceria com as empresas, é também estudada a possibilidade de montar um balcão de empregos em Primavera do Leste e oferecer oportunidades em vários segmentos.

ATENDIMENTO NO COMÉRCIO AINDA GERA RECLAMAÇÃO

Anteriormente, O Diário abordou sobre reclamações referentes ao atendimento no comércio local, no qual a população se queixa de ser mal recebida em alguns estabelecimentos. Na época, também conversarmos com o Bira a respeito do assunto, e ele explicou sobre os treinamentos oferecidos gratuitamente pela Aciple.

Na visão do presidente da instituição, o atendimento realizado em Primavera do Leste é de boa qualidade, mas salienta que os empresários devem investir nos colaboradores e que a recepção do cliente faz toda a diferença no momento de fechar algum negócio. “Costumo dizer que não adianta investir em modernidade, fachada bonita, estacionamento e em produtos de qualidade, se não qualificar os funcionários para atender o consumidor. O colaborador precisa da qualificação, senão todo investimento que ele faz é perdido, se ele não se preocupar em fazer um investimento na equipe”, ressaltou.

Bira salienta que há empresários que têm medo de investir em treinamento e depois perder o funcionário, porém, ele alerta que isto não deve ser um empecilho para deixar de fazer melhorias no estabelecimento. “O bom funcionário é disputado pelas empresas, mas nem por isso posso deixar de investir. O empresário tem que se atentar que a disputa pelo cliente tem aumentado e a exigência do cliente para o bom atendimento é muito grande. O empresário tem que abrir a mente para esse lado também, por isso é importante ter uma equipe treinada, para que o cliente compre e caso não comprar, para que pelo menos saia satisfeito e fale bem do local para indicar”, finalizou.

Foram criadas 644 mil vagas de emprego formal no ano passado no país, 21,63% a mais que o registrado em 2018. De acordo com o Ministério da Economia, é o maior saldo de empregos com carteira assinada em números absolutos desde 2013.

 

SINE OFERECE 07 VAGAS DE EMPREGO PARA PRIMAVERA DO LESTE

O Sine de Primavera do Leste está com 07 vagas disponíveis para a população. Os interessados devem procurar órgão das 7h às 13h, com os documentos pessoais e carteira de trabalho. O Sine está localizado na Rua Blumenau, 52 - Primavera I.

As oportunidades são para: auxiliar de limpeza (4); classificador de grãos; motorista de ônibus rodoviário; servente de pedreiro.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso (Setas) reforça que é importante que os cadastros dos trabalhadores no Sine sejam sempre atualizados. Para aqueles que ainda não possuem cadastro no sistema, é preciso procurar a unidade e realizar o cadastramento. O processo é gratuito.

As vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz