TESTES DE COVID-19 /

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020, 06h:30

A | A | A

Bioquímico e diretor de laboratório esclarece dúvidas a respeito da testagem para covid-19

Atualmente existem quatro tipos de testes, PCR e Detecção Qualitativa, Teste Rápido e Sorologia


Imagem de Capa
Jaqueline Hatamoto

Nunca se falou tanto em testagem laboratorial como nos dias atuais, já que a realização de exames laboratoriais são uma das alternativas mais acessíveis para que o paciente saiba se tem, teve ou não teve Covid-19. 4.749 pessoas já realizaram testes para Covid-19 em Primavera do Leste. Os números referem-se a testes feitos em laboratórios públicos e privados da cidade. 

 

Muitas dúvidas têm surgido quanto ao período certo para realizar a testagem, bem como, qual teste seria o mais indicado, e o que traz com precisão o resultado. Para esclarecer essas e outras dúvidas, entrevistamos o bioquímico e diretor do Laboratório Bioanálise, Fabiano Barco.

DR. FABIANO BARCO.jpg

Dr. Fabiano Barco

 

JORNAL O DIÁRIO: Atualmente existem quantos exames disponíveis que podem detectar o Covid-19? Quantos destes são realizados em Primavera?

DR. FABIANO BARCO: Atualmente existem 4 tipos de exames para Covid 19:  PCR, Detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2, Sorologia IgM e IgG e o Teste rápido de Anticorpos, sendo dois exames de fase aguda (PCR e Detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2)  que detectam a doença já no início a partir do terceiro dia até o oitavo dia, e dois exames (Sorologia IgM e IgG e o Teste rápido de Anticorpos) que detectam a doença a partir do sétimo dia de contágio e são testes importantes para saber se a pessoa já entrou em contato com o vírus mesmo que assintomático e desenvolveu anticorpos. Todos esses exames podem ser realizados aqui em Primavera.

 

JORNAL O DIÁRIO: Qual o período correto para realizar cada tipo destes exames?

DR. FABIANO BARCO: Entre o terceiro dia até o oitavo dia de contaminação da doença temos dois testes disponíveis: PCR e Detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2. Após esse período temos dois testes disponíveis que devem ser feitos a partir do sétimo dia que são: Sorologia IgM e IgG e o Teste rápido de Anticorpos.

 

JORNAL O DIÁRIO: Qual exame é considerado mais eficaz na detecção do vírus? E o qual é o prazo para ter acesso ao resultado.

DR. FABIANO BARCO: Depende da fase da doença que a pessoa vai estar, o teste padrão ouro na detecção do Covid-19 é o PCR, que é um exame que consegue pegar a replicação do vírus no organismo, porém ele tem uma limitação de dias sendo o teste indicado do terceiro até o oitavo dia de contaminação. Após esse período o teste indicado é a sorologia que se faz a partir do sétimo dia onde mostra o IgM que é a fase aguda da doença e após IgG que seria a resposta imunológica de memória, é esse o anticorpo IgG que o organismo irá produzir quando a vacina se tornar disponível. Então esse é um teste interessante para saber se a pessoa já teve contato com o vírus mesmo que assintomático e desenvolveu os anticorpos.

Os prazos de resultados no Laboratório Bioanálise são: Exame PCR resultado em 7 dias; Detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2, resultado mesmo dia; Sorologia IgM e IgG resultado no mesmo dia (no Bioanálise pois os outros laboratórios encaminham esse exame para laboratório de apoio que leva até sete dias para ficar pronto).

Teste rápido de Anticorpos resultado no mesmo dia. Porém não estamos mais realizando esse exame devido a resultados muito duvidosos.

 

JORNAL O DIÁRIO: Nos últimos dias o teste SWAB, tem sido muito comentado, inclusive com divulgações de resultados no mesmo dia. O que tornou possível que o exame ficasse pronto tão rápido?

DR. FABIANO BARCO: O teste de Swab não existe, Swab é o material que usamos para realizar a coleta do exame de PCR e do exame de Detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2. O exame PCR é um exame molecular feito em equipamento específico e não temos disponível esses resultados em nossa cidade no mesmo dia. O mesmo tem um prazo de entrega médio de 7 dias. O exame de Swab que tem sido comentado com resultado no mesmo dia é o exame de Detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2 que nada mais é que um teste rápido de antígeno (vírus), diferente do teste rápido de anticorpos IgG /IgM, esse é um teste útil na fase inicial da doença sendo recomendado seu uso entre o terceiro até o oitavo dia de sintomas. Porém, por se tratar de um teste rápido ele não tem a mesma sensibilidade que o teste molecular de PCR.

 

JORNAL O DIÁRIO: Algumas pessoas alegam que tem realizado diversos exames, muitos dando negativo, mas depois da tomografia dos pulmões é confirmado o Covid-19. Por que muitos exames dão negativo, mesmo a pessoa tendo o vírus?

DR. FABIANO BARCO: Primeiro a escolha do teste baseado nos dias de contaminação é fundamental, pois cada teste é especifico para determinado dia. A questão de testes falso negativo pode acontecer pois os testes sorológicos depende da resposta imunológica de cada paciente, existe casos em que o paciente tem uma resposta imunológica tardia, ou seja, a produção de anticorpos não acontece no início da doença, tanto é que o exame sorológico realizado no Bioanálise tem uma sensibilidade diferente dependendo do dia de contaminação.

Sensibilidade:

0 - 6 dias                   56,1 - 74,1%

7 - 13 dias                  77,1 - 95,1%

14 dias                       88,1 - 100%

Especificidade: 99,81%

Sendo assim o exame tem uma assertividade de 100% após 14 dias de contaminação.

Esse exame é muito importante para detectar se a pessoa entrou em contato com vírus mesmo que assintomático e desenvolveu imunidade que seria os anticorpos IgG.

Esse exame de sorologia realizado no Laboratório Bioanálise, utiliza-se da mais alta tecnologia sendo um teste inovador da Roche marca mundial de testes sorológicos, onde é processado em equipamento automatizado com metodologia de Quimiluminescência.

 

JORNAL O DIÁRIO: O que leva um exame a dar falso negativo ou falso positivo?

DR. FABIANO BARCO: A grande parte de resultados falso positivos ou falso negativos são do exame Teste Rápido de Anticorpos, onde a sensibilidade e especificidade desses testes são baixa, com isso ele pode reagir falsamente positivo com outros tipos de vírus, ou então, como a sensibilidade é baixa e devido a produção de anticorpos ser diferente de cada pessoa, ele acaba não pegando essa pequena quantidade de anticorpos, o que dá um resultado falso negativo. Por isso, nós do laboratório Bioanálise não disponibilizamos mais esse teste.

 

JORNAL O DIÁRIO: O que é “janela imunológica”?

DR. FABIANO BARCO: Janela imunológica é o período que o organismo leva para reagir contra o vírus com a produção de anticorpos IgM, essa janela imunológica acontece em toda doença viral e para cada tipo de vírus existe uma janela imunológica diferente. Tem se falado muito sobre janela imunológica pois a maioria dos testes para Covid acessíveis à população são testes de anticorpos que precisam obedecer, no caso do covid um prazo de no mínimo sete dias para fazer o exame.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz