propaganda

ARTIGO /

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020, 06h:30

A | A | A

Viagens

Conhecer lugares e pessoas nos inspira, nos renova e nos deixa mais motivados para seguir nossas jornadas


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

As viagens nos proporcionam múltiplos benefícios, além de momentos de descontração e entretenimento, elas nos possibilitam grande satisfação pessoal, e algumas vezes, até na esfera profissional. 

 

Conhecer lugares e pessoas nos inspira, nos renova e nos deixa mais motivados para seguir nossas jornadas, isto porque elas contribuem para aumentar a autoestima das pessoas.

Viagens são sinônimos de aprendizagem, novas culturas, uma vez que elas nos permitem descobrir novos sabores, novos aromas e até novas cores (o contraste da imensidão do mar com as nuvens do céu é uma perfeita combinação). 

São os novos lugares que nos revitaliza, novas forças que ganhamos carregadas de novas energias. Elas ainda acalentam nossas almas e nos dão mais estímulos. Não há nada melhor do que conviver entre as pessoas de diferentes culturas para entender por que as pessoas fazem o que fazem e vivem como vivem. As culturas são verdadeiros tesouros que estão por ai a serem descobertos.

“Viagem é alongamento de horizonte humano”, disse Cecília Meireles, durante uma viagem. Nelas tudo pode acontecer, mas podemos nos acostumar facilmente e podemos nos adaptar às situações, já que o ato de viajar é repleto de incógnitas. Nesses momentos, é possível aprender a pensar e resolver problemas de forma eficiente. Flexibilidades existem também, e é possível reprogramar viagens, caso algum imprevisto ocorra.

Viajar é um desafio que pode trazer algumas habilidades às pessoas. As viagens podem te ensinar algumas atividades, que vai desde a organização da bagagem, às escolhas do roteiro a ser feito para evitar atrasos e outros danos maiores.

Em determinados ocasiões, se perder em um lugar desconhecido pode significar algo bom, pois podemos fazer novas descobertas.  Não há erros em uma viagem, visto que tudo é novidade e aprendizado.

Alguns lugares são realmente emocionantes. Neles podemos ver situações inusitadas com diferentes ambientes que fazem com que a viagem se torne mais interessantes que nos proporcionem experiências surpreendentes. As lembranças afetivas de outros lugares podem ser possíveis.

Ao viajar as pessoas aprendem muitas coisas novas, e começam a perceber como o indivíduo tem importância e carência por buscar novas descobertas e outros destinos, encontrar portões dos diversos voos e suas conexões, fazer pedidos de outros tipos de comida e de alguma forma, tudo isso pode trazer novas experiências.

Em qualquer viagem pode-se encontrar pessoas inesquecíveis e podemos nos deparar com situações inesperadas. O encontro e a comunicação com outros costumes muitas vezes nos fortalecem e nos dão mais segurança. Embora as viagens nos tirem da zona de conforto, vale a pena correr riscos, já que elas trazem ganhos.

Viaje independente da sua idade, o ato te possibilitará finitas oportunidades para conhecer o novo e talvez mudar sua visão sobre o mundo.  

Enfim, dentre tantos benefícios que o ato de viajar pode proporcionar talvez o mais importante consista em conhecer novas pessoas, interagir e aprender com elas. Esses sim são os dons mais preciosos em nossas vidas, uma vez que com elas, pode-se ainda desenvolver o amor por outras culturas, por outras religiões e até por outros estilos de vida. Afinal. Nós somos nutridos dos mesmos sentimentos: que é amar e ser amado.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Professor na rede de ensino público.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto