propaganda

ARTIGO /

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020, 06h:30

A | A | A

Recomeço

A necessidade de mudar, muitas vezes pode estar relacionada à nossa baixa autoestima, por isso elas são essenciais, dependendo do momento em que se vive


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Recomeçar algo é sempre muito difícil, principalmente quando o ato dessa mudança diz respeito aos nossos sentimentos e comportamentos, pois as mudanças muitas vezes exigem o desapego de alguma coisa da qual gostamos.

 

Lembrando que algumas mudanças são fundamentais em nossas vidas. Elas podem dar novas dimensões e possibilitar novos estímulos; as mudanças podem oferecer diferentes estilos de vida, permitir conhecer diferentes pessoas, e até mesmo a descoberta de lugares novos e outras culturas: cores e sabores.

Por essas razões, mudar ou recomeçar pode nos dar múltiplas possibilidades e diferentes oportunidades: elas contribuem para o nosso conhecimento e crescimento pessoal e muitas vezes até profissional.

Embora haja certa resistência natural do homem às novidades (para algumas pessoas o ‘novo’ é assustador!), as mudanças nos dão um novo “gás” para seguir em frente.

A necessidade de mudar, muitas vezes pode estar relacionada à nossa baixa autoestima, por isso elas são essenciais, dependendo do momento em que se vive. Em outros casos está relacionada ao desapego de algo.

O recomeço pode trazer inseguranças e até mesmo certo desconforto em nossas vidas. Mas não realizá-lo ou desistir da ideia talvez seja o pior a fazer.

Henry Ford dizia que existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam. E isto explica muita coisa. Na vida é preciso lutar pelas nossas conquistas e “lutar” pode significar recomeçar.  

Recomeçar requer planejamentos e não se pode ter um recomeço feito no improviso, considerando que o ato requer força de vontade, foco e iniciativa. E na medida do possível, tentar esquecer tudo aquilo que foi ou é desagradável.

Recomeçar algo é um ato a ser feito pelos fortes. Os fracos sequer tentam. Geralmente eles ficam esperando a chegada de tempos melhores e assim deixa a vida passar.  

A vida é muito instável. Nela não se têm apenas conquistas. Existem fatores que podem tentar tirar a nossa autoestima.

Acredita-se que mudar é vivenciar coisas novas, descobrir e realizar novas façanhas, mesmo em escala menor, o “novo” pode contribuir para o nosso bem-estar. Há pessoas que somente pelo fato de mudar de opinião e de alguns conceitos ultrapassados, sentem-se melhor em relação à vida.  

Todas as tentativas de mudanças são válidas, desde que elas possam contribuir para a nossa felicidade. Lembrando que o homem possui grande capacidade para assimilar e processar novos conceitos, novos conhecimentos e está sempre aberto às novas informações; e esta habilidade se dá pela capacidade de adaptar-se facilmente ao meio em que se encontra inserido.

Assim, todo recomeço, embora a princípio possa nos causar medo, é importante para fazer o homem perceber que está sempre pronto para enfrentar novos desafios e ultrapassar seus obstáculos. É um ato desafiador e instigante que parece fazer parte de nossas vidas.

Para Cora Carolina “o coração rasgado pela dor, vira retalho [...] Nestes casos, costurá-lo com uma linha chamada recomeço”. Para a poetiza, isso já é o “suficiente”, finaliza.

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

 

Professor na rede de ensino público

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Caso a vacina para a Covid-19 seja liberada no Brasil, você pretende tomar?
Sim, se for a Chinesa
Sim, se for a Russa
Sim, se fosse outra
Nem pensar
Não tenho opinião formada sobre o assunto