REFLEXÃO /

Segunda-feira, 04 de Novembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Paz

A paz facilita para melhor convívio de todos que fazem parte de um determinado grupo de pessoas, ela melhora o nosso relacionamento em todos os segmentos sociais


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Na história da humanidade a paz sempre foi o principal alvo do ser humano ao ponto dele brigar ferrenhamente para obtê-la. Viver com conflitos não é a forma mais correta para nenhuma pessoa.

A sensação de paz é um dos melhores sentimentos que alguém possa ter. Trata-se de um nobre sentimento que pode levar à tranquilidade, e nos proporcionar sossego. E este sentimento que nos motivam a continuar nossas lutas diárias.

A paz facilita para melhor convívio de todos que fazem parte de um determinado grupo de pessoas, ela melhora o nosso relacionamento em todos os segmentos sociais: trabalho, familiar, escolar e na sociedade como um todo.

Viver em constante paz nos proporciona melhor qualidade de vida, bem-estar, além da tranquilidade que esse ato permite.

Ter paz significa ausência de conflitos e indica uma forte presença de Deus em nossas vidas. Tê-la nos dá a sensação do dever cumprido e realização pessoal, além dela ser responsável pela felicidade. Diga-se de passagem, é uma felicidade indescritível que pode nos acompanhar pela vida. 

A falta de paz pode se tornar a maior inimiga de alguém e nos tornar escravos de derrotas.

A definição de paz consiste em: é “a relação entre pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia”. Mas pode ser compreendida ainda como “relação tranquila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência”. Ela ainda expressa a ausência de guerra. Ela também é definida pelos sentimentos de tranquilidade e harmonia, bem como satisfação pessoal e união.

A paz é a possibilidade da firmação de positividade que busca a maioria das pessoas e é bastante desejada ao logo da vida. Por isso, ela é tão presente no mundo e na vida de todos, e também é motivo de uma busca constante da humanidade. 

A sua importância no meio social como força motriz e incentivadora, é representada pela cor branca e tem como principal símbolo a pomba da paz.

A cor branca a representa desde a Idade Média, para identificar que determinada região ou vilarejo não estava disposta em participar de uma batalha ou guerra. Isto significava que aquela localidade queria apenas estar em paz consigo mesma e com os demais. E isto simbolizava a união de um povo em prol da paz.

O branco permanece sendo usado até os dias atuais, o seu uso está sempre voltado para designar paz entre os homens.

O uso da pomba branca como símbolo da paz surgiu no Antigo Testamento no momento em que Noé fez uso para verificar se o dilúvio havia cessado e se havia terra firme. A confirmação se deu com o retorno da ave portando um ramo verde de oliveira, que indicava que Deus estava em paz com os homens com aquele gesto.

A logo que representa o símbolo paz e do amor é uma criação do artista britânico Gerald Holtom representando sua vontade pelo desarmamento nuclear em um momento não tão recente da história da humanidade. Este símbolo, representado pela pomba foi utilizado na Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND em inglês) com o intuito de ser o maior movimento em prol da paz na Europa em 1958.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Eleições são essenciais à democracia?

Eleições são processos pelos quais pessoas escolhem candidatos ou assuntos

Estruturalismo

Logo, os objetivos da Psicologia coincidem com os das ciências naturais

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz