REFLEXÃO /

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019, 07h:00

A | A | A

Não temos tempo

Fernando Pessoa tem uma frase que diz: “Podemos vender nosso tempo, mas não podemos compra-lo de volta”


Imagem de Capa
Jean Carlos

Planejar deve ser uma atitude inerente ao ser humano, mas não podemos passar uma vida inteira apenas planejando e esquecer de viver o que foi planejado, porque podemos perceber que não temos mais tempo para viver o tempo que foi tão sonhado e planejado.

Devemos ter a estratégia de manter o “planejar” e o “viver” juntos para não sofrer depois que ver o tempo passar, como diz a afirmação de Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito.

Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.

O hoje, o agora, é o momento certo para viver a amizade, transmitir o amor e permitir ser amado ou amada e não só ver, mas também viver o crescimento dos filhos e no passar do tempo perceberemos o quão valioso foi tudo isso e veremos como veloz é o tempo e será percebido que não temos tanto tempo como achamos que teríamos. Tem uma frase de Tainá Cruz que define muito bem isso, que diz, “E o tempo é relativo, é solto e livre”.

Mas ele te prende de forma que você gasta tempo pensando em como gastar o seu tempo.

Quando o assunto é tempo podemos entender um pouco mais sobre a teoria da relatividade de Albert Einstein, em que ele afirma que: “O tempo é relativo e não pode ser medido exatamente do mesmo modo e por toda parte”. Percebemos que a velocidade do tempo depende muito da importância que damos a ele, para muitos milésimos de segundos passam despercebidos, mas é altamente indispensável para quem está competindo em uma prova de velocidade em que esses milésimos de segundos pode ser crucial para definir o vencedor, e também o quão demorado é para uma criança os cinco últimos minutos restantes para bater o sinal do término da aula, enfim, literalmente o tempo se torna relativo.

Fernando Pessoa tem uma frase que diz, “Podemos vender nosso tempo, mas não podemos compra-lo de volta”, por se tratar de algo que não tem volta, o tempo é precioso, mas só percebemos o real valor depois que ele passa, uma coisa muito importante que isso tudo nos trás é a sabedoria, pois só com o tempo podemos conquista-la, quem nunca já disse, “se fosso hoje eu faria diferente”, essa diferença se trata da sabedoria adquirida com o passar dos anos, isso pode até ser um processo importante para nós, mas também não podemos deixar o tempo passar sem aproveitá-lo. Portanto é importante viver o agora, usar e abusar da frase clichê, “não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje” por que amanhã poderemos perceber que não temos tanto tempo como achamos que temos.

 

Jean Carlos

Professor Esp. em Ciências da Natureza

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Meio Ambiente

Os verbos como “cuidar”, “guardar” e “preservar” devem fazer parte do vocabulário daqueles que querem um meio ambiente sustentável

Como eu aprendo?

É típico de quem só ouviu falar sobre aquilo e acha que aprendeu por osmose

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz