REFLEXÃO /

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Interação

A interação pode ainda estar ligada ao ambiente e às pessoas, e isto envolve a relação de causa e efeito, embora não de forma determinante, o meio influencia a maneira de convívio de cada pessoa


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Interagir dentro de um grupo de pessoas pode trazer benefícios aos seus integrantes, uma vez que a interação possibilita a proximidade, facilita diálogos e como consequência, pode aumentar a produtividade.

Entende-se como interação a comunicação entre as pessoas que convivem em um mesmo espaço. Pode ser ainda trato ou contato entre pessoas.

O homem é um ser que está em constante interação com o meio em que se encontra. Ademais, para análise do comportamento humano é salutar que ele esteja inserido em um determinado grupo, não é possível analisá-lo individualmente. Por isso é importante conhecer sua história e registros, tais como o local e a data de nascimento, origem familiar, posição social e cultural.

A interação pode ainda estar ligada ao ambiente e às pessoas, e isto envolve a relação de causa e efeito, embora não de forma determinante, o meio influencia a maneira de convívio de cada pessoa, mudando comportamentos e a forma da percepção das coisas ao seu redor.

No aspecto social, a interação aponta habilidades sociais fundamentais para construir e manter os laços de amizades, criando um vínculo afetivo entre as pessoas. O uso das mídias é essencial neste caso específico, claro que dentro da dosagem correta elas podem contribuir para não “esfriar” determinados relacionamentos.   

Assim, a interação não depende apenas do contato físico, ela pode ocorrer também através de uma comunicação não presencial (online), que parece estar tão em moda nestas últimas décadas. Trata-se de uma nova modalidade de comunicação, com a vantagem de ser algo extremamente rápida e não existir barreiras e nem distâncias.  Mas nada se compara com a conversa cara a cara, e o olhar diretamente no olho do seu interlocutor.

A comunicação é fundamental em todo processo que envolve o ser humano. Pessoas podem interagir consigo mesmas por meio do pensamento, estabelecendo um diálogo próprio. E com essa ação, pode crescer e desenvolver-se através de pensamentos positivos.

Por outro lado, pessoas interagem com o meio ambiente em razão da sua natureza, pois são seres racionais e altamente sociais, daí a importância do convívio com os outros. E isto as torna agentes que necessitam de terceiros para o seu crescimento pessoal e intelectual.   

Neste processo de interação, o isolamento não deve ser encarado como aspecto positivo, pois o fato de isolar-se pode ser um indício de que algo não esteja bem com a pessoa. Além do mais, o isolamento impossibilita a qualquer forma de avaliação, já que é da natureza humana conviver em comunidades.

Ademais, é no meio social que as pessoas demonstram afetividade e reforçam seus laços de amizades.

Interagir é a melhor forma de crescimento pessoal, considerando que é possível a aprendizagem de novos conceitos e até mesmo nos dão a possibilidade de desenvolver-nos como pessoa. Aprender é também uma maneira de interação.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto 

professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Eleições são essenciais à democracia?

Eleições são processos pelos quais pessoas escolhem candidatos ou assuntos

Estruturalismo

Logo, os objetivos da Psicologia coincidem com os das ciências naturais

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz