propaganda

REFLEXÃO /

Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 07h:00

A | A | A

Fé, atitude e esperança

A fé é a certeza e a confiança que se tem para se chegar à resolução através da crença, em geral, busca-se um ser superior, em geral relacionado a uma divindade


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Toda vez que alguém se depara com algum tipo de dificuldade na vida, é muito comum buscar em Deus uma luz ou discernimento para a solução do problema para superar obstáculos, e neste momento que a fé fala mais alto. Mas quando se busca solucionar os problemas por si só de acordo com os princípios éticos e morais com o entendimento adquirido na vida. Passa a ser compreendido como atitude.

É fundamental neste caso, ter iniciativa própria e buscar alternativas para solução de possíveis problemas.

A fé e a atitude são inerentes ao ser humano, pois a nossa crença é que tudo dará certo, e que todos os nossos problemas se resolverão, e isto é fé. Por outro lado, agimos, até por impulso, para chegar a uma solução plausível e sem muita delonga (atitude).

A fé é a certeza e a confiança que se tem para se chegar à resolução através da crença, em geral, busca-se um ser superior, em geral relacionado a uma divindade.

A atitude é uma forma com a qual algumas pessoas buscam para resolver seus problemas e tê-la nos dias atuais é essencial para obter novas conquistas, para aquisição de bons empreendimentos, mas, principalmente, para atingir o sucesso.

A maioria das nossas tomadas de decisões para os pequenos, médios e grandes negócios precisa estar agregada a três fatores fundamentais: planejamento, organização e atitude. Lembremos que as pessoas que têm atitude são despojadas e dinâmicas.

O termo remete a ideia de quem demonstra ter atitude é um indivíduo lutador, uma pessoa guerreira e dá o entendimento de ser um desbravador...

A palavra ainda tem a conotação de ação, visto que para cada ação existe uma reação; quando esta for positiva, dará bons frutos; se negativa, obstem-se os piores resultados.

Os sinônimos de atitude podem ser encontrados nas palavras caráter, modo, estilo ou maneira, sendo que todas representam as boas qualidades de uma pessoa.

No entanto, tanto a fé como a atitude é algo extremamente importante na vida de qualquer um, embora para a fé não exista limites, uma vez que a sua essência está ligada à espiritualidade; a atitude, por outro lado, está contido no ser, e, às vezes, relacionada ao poder de tomadas de decisões. E isto diz respeito à motivação imposta naquele momento de dificuldade. Estar motivado contribui para a tomada de decisões e quando isto ocorre também quando se está imbuído pela fé.

A motivação é bastante relativa, muitas vezes basta um olhar mais atento já é o suficiente para alguém se sentir melhor, e isto já é motivo de força, e quando agregado a um aperto de mão ou até mesmo um abraço pode causar efeitos mirabolantes.

A fé, já é por si própria do ser humano. Trata-se de força interior que surge a partir de situações complexas ou inesperadas, mesmo que não tenhamos consciência desses fatos, é importante lembrar que a fé e a esperança são próprias do homem, e ambos estão ligados à religiosidade. Já a atitude ocorre na esfera racional, mas está ligada à iniciativa e força de vontade de cada indivíduo, com maior ou menor intensidade.

Mas seja pela fé ou pela atitude, ao final, tudo se resolverá, e o fim emblemático dos problemas se resolve de melhor forma. A isto chamamos de ESPERANÇA.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto 

professor na Rede Pública do Estado de Mato Grosso

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz