REFLEXÃO /

Quarta-feira, 19 de Junho de 2019, 07h:00

A | A | A

Está satisfeito com sua vida?!

Muitas pessoas se sentem infelizes com o que fazem, com o lugar onde trabalham, entre outros.


Imagem de Capa
Beatriz G. Rufato

Muitas pessoas se sentem infelizes com o que fazem, com o lugar onde trabalham, com as exigências, com as burocracias, com superiores hierárquicos, etc. Em um dado momento, começam a adoecer. É gastrite, dor de cabeça, desânimo, falta de energia, desmotivação, estresse e muitos outros incômodos que vão se acumulando.

Esses sintomas físicos apenas revelam o estresse emocional que vem agravando e impactando os resultados e a qualidade de vida.

Quando se busca apenas a ajuda médica para aliviar os sintomas, continua-se vivendo da mesma forma como o resultado atual foi gerado, e não se obtém, portanto, o resultado desejado.

A pessoa não reflete e não consegue mudar atitudes, estratégias e comportamentos. Continua a viver no automatismo e repetindo um ciclo vicioso cheio de nervosismo, irritabilidade, raiva, angústia e revolta. E tudo isso vai gerando muito desconforto e infelicidade, que impactam, negativamente, em outras áreas da vida.

Dentre todas as áreas, a família pode estar sendo negligenciada, porque não sobra tempo e energia para uma dedicação mais aprimorada. É o marido ou a esposa colocada sempre em segundo plano, a filha, ou filhos, que são colocados em uma escola de período integral, com os cuidados e a educação terceirizados. Chega a ser triste e cruel viver uma vida nesse sistema repleto de competitividade, ganância, egocentrismo e compulsividade, para apenas se ter mais coisas materiais.

Achamos que devemos ter um carro zero, moderno, de acordo com o novo padrão de vida, roupas de marca, viagens, e a lista sempre aumenta, porque queremos sempre mais e do melhor. Não há nada errado em querer boas coisas materiais e conforto, porque, afinal, faz parte da natureza humana progredir e sempre buscar o melhor. Mas, quando essa corrida em ter mais se torna cruel e desarmonizada com o próprio bem-estar e começa a afetar, negativamente, a saúde e qualidade de vida, devemos parar e refletir. Será que vale a pena se desgastar tanto na jornada, no caminho, para se obter mais coisas materiais e ser infeliz?

Pergunte a si mesmo e responda, honestamente, as seguintes questões:

1-Em que área estou colocando mais tempo e gastando mais energia?

2-Quais as áreas que estão sendo negligenciadas? Saúde e disposição? Desenvolvimento intelectual? Equilíbrio emocional? Família? Desenvolvimento amoroso? Diversão e Hobbies? Vida social? Plenitude e felicidade? Espiritualidade?

3-A vida que estou construindo, realmente é a vida que eu quero?

4-É compensador gastar toda a energia em um trabalho que me deixa infeliz e negligenciar outras áreas?

São reflexões profundas que muitas pessoas não conseguem fazer sozinhas e por isso procuram o auxílio de um psicólogo, para chegar às decisões importantes para sua vida. Talvez até na decisão de mudar de emprego, ser um empreendedor, mudar de área, ou o quer que seja, mas que se harmonize com áreas importantes e que você viva feliz. Lembre-se, o maior tesouro é a sua vida e nela deve estar presente a saúde em todos os aspectos: pessoal, familiar, profissional e social.

 

Beatriz G. Rufato

Psicóloga

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Cada um com seus problemas

Deixe que cada um cuide de sua vida, pois cada um de nós colhemos o fruto somente do que plantamos

Transtorno de conduta

Na base deste transtorno está a permanente tendência para apresentar comportamentos que perturbam e incomodam, além do envolvimento em atividades perigosas e até mesmo ilegais

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

19.07.2019 - 14h59
19.07.2019 - 14h57
19.07.2019 - 14h54
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.