propaganda

ARTIGO /

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020, 07h:00

A | A | A

Equilíbrio pessoa e profissional

Nós sabemos da importância do trabalho e dos objetivos pessoais. E apesar desses desafios é possível e necessário equilibrar os dois mundos.


Imagem de Capa
Beatriz G. Rufato - Psicóloga.

Não é tão difícil encontrar alguém que trabalhe muito. Essa pessoa pode ser você, alguém próximo ou algum conhecido. As pessoas têm trabalhado cada vez mais nos últimos anos e isso, em longo prazo, não é algo muito bom. Ainda mais quando falamos em qualidade de vida. Ou seja, sempre bate aquela dúvida, vale a pena trabalhar tanto? E por consequência, aceitar que certos âmbitos da vida vão acabar sendo deixados de lado.

Bem, é necessário lembrar que embora o trabalho seja um bom meio para a independência financeira e realizações de sonhos, ele não deve ser uma atividade que custe o nosso bem-estar. Além disso, não estamos falando só das horas trabalhadas, mas também dos cursos de aperfeiçoamento, idiomas, projetos e outras atividades que tem como objetivo o alcance do sucesso profissional, que são realizadas nos “tempos livres”

Nós sabemos da importância do trabalho e dos objetivos pessoais. E apesar desses desafios é possível e necessário equilibrar os dois mundos. Essa prática irá ajudar a melhorar a qualidade de vida, aumentar a produtividade e, claro, evitar problemas pessoais e na carreira profissional. Veja a seguir algumas dicas..

1. Saiba o momento certo de dizer NÃO!

Em certos momentos da vida e do trabalho, temos dificuldade em dizer “não” e isso é um grande problema para a produtividade e o gerenciamento de tempo. No trabalho, por exemplo, ao aceitar sempre as demandas é natural que não haja organização ou que o tempo no escritório aumente. E aí, já viu! Por isso, para ajudar a equilibrar as suas tarefas na empresa com a vida pessoal, saiba dizer não aos trabalhos que não são da sua responsabilidade. Ah, e tente cumprir suas tarefas somente dentro do seu horário de trabalho. Não faça isso nas horas vagas.

2. Não leve trabalho para casa

É comum, mas não deveria ser, levarmos os assuntos, problemas e afazeres do trabalho para casa. Ao contrário do que imaginamos isso é totalmente prejudicial para a produtividade e para o seu tempo livre.

3. Planeje-se

A organização resolve muitos problemas. Portanto, planejar e ter disciplina nos horários pode ajudar a equilibrar a sua vida pessoal e profissional.

4. Tenha um momento seu                                       

Uma pausa no dia e na semana para se ouvir, colocar os pensamentos em ordem e tomar decisões. Tudo se resume a escolhas e as consequências delas. Por isso, é preciso saber priorizar e se organizar para garantir o equilíbrio da vida pessoal e profissional. No resumo, divirta-se, viaje, pratique exercício e esteja perto de quem realmente importa. Você merece!

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz