REFLEXÃO /

Segunda-feira, 30 de Setembro de 2019, 07h:00

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Disciplina x organização

As pessoas que demonstram ser obedientes e seguem regras são classificadas como disciplinadas e organizadas


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Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Há quem afirme que disciplina e organização são qualidades indispensáveis que, geralmente são as responsáveis pelo sucesso de uma pessoa na esfera profissional e/ou pessoal.

As pessoas que demonstram ser obedientes e seguem regras são classificadas como disciplinadas e organizadas. 

A disciplina está ligada à conduta profissional, entende-se como tal ser alguém que obedece às normas que regem a sociedade. Enfim, é aquela pessoa que obedece às normas estabelecidas por determinado grupo. Também pode se referir a alguém que cumpre suas responsabilidades específicas e demonstram estar envolvidas com a produtividade.

No que diz respeito ao aspecto social, o termo disciplina representa boa conduta de uma pessoa. Trata-se, portanto, de uma característica daquele que cumpre ordens dentro de uma sociedade.

Ser disciplinado requer algo mais, quando comparado à organização, o termo remete a ideia de cumprimento de horários, saber o melhor momento para fazer interferências em encontros ou reuniões, apresentar-se para executar suas atividades no cotidiano e munido de todo o material necessário, entre tantas outras.

Ser organizado (a) já é um bom indício, pois a organização pessoal demonstra preocupação com ações a serem desenvolvidas. Pessoas que possuem tal adjetivo consegue sobressair melhor em diversas atividades no dia a dia, sobretudo, quando essas atividades envolvem documentos, elaboração de laudos, relatórios e afins.

Disciplina e organização são dois requisitos essenciais nas avaliações de desempenho para diversos cargos públicos no momento em que o servidor se encontra no período de estágio probatório, antes da efetivação para exercer a função. São eles que podem permitir que as comissões façam suas avaliações. O estágio probatório é disciplinado através do artigo 41 da Constituição Federal do Brasil.

Seja a pessoa um profissional liberal ou um prestador de serviços é fundamental a presença desses dois itens, pois ambos são essenciais para o desempenho das atividades de um bom profissional em diversas áreas de atuação.

Tanto a disciplina como a organização deve estar ligada ao planejamento. Saber planejar com antecedência pode evitar possíveis esquecimentos de algum item importante, e ainda pode contribuir com o fator tempo, e como consequência, obter melhores resultados de produtos e/ou serviços, evitando aborrecimentos e/ou prejuízos.

Além de valorizar as ações desempenhadas, pessoas disciplinadas e organizadas são vistas dentro das organizações como alguém exemplar, e podem ser alvo de admiração e respeito.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT

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