REFLEXÃO /

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 07h:00

A | A | A

A necessidade de mudanças

Mudar é vivenciar coisas novas, descobrir e realizar novas façanhas, mesmo em escala menor, as mudanças podem contribuir para o nosso bem-estar.


Imagem de Capa
Ernesto de Sousa Ferraz Neto

O homem moderno necessita mudar de ambiente conforme surgem novas oportunidades de estudos ou trabalho.  

Algumas mudanças são fundamentais em nossas vidas. Elas podem dar novas dimensões e possibilitar novos estímulos; as mudanças podem oferecer diferentes estilos de vida, permitir conhecer diferentes pessoas, e até mesmo a descoberta de lugares novos e outras culturas.

Enfim, são as mudanças que nos possibilitam um leque de oportunidades, pois elas contribuem para o nosso conhecimento e crescimento pessoal.

Embora haja certa resistência natural do homem às novidades (para algumas pessoas o ‘novo’ é assustador!); as mudanças nos dão um novo gás para seguir em frente.

A necessidade de mudar, muitas vezes pode estar relacionada à nossa baixa autoestima, algumas alterações são essenciais, dependendo do momento em que se vive.

A rotina e a inércia necessitam ser quebradas, pois a mesmice pode desencadear vícios e até desenvolver algumas enfermidades de ordem psíquica.  

Mudar de ares é uma grande oportunidade para conhecer e perceber as diferenças que existem no mundo, assim como conhecer as adversidades.

A maior mudança que homem percebe está relacionada à tecnologia, essa muda com bastante rapidez e lhe permite maior conforto em diversas áreas: educação, saúde, indústria e muitas outras. 

Por essas razões, o homem vive em constantes mudanças, pois elas são necessárias e parece fazer parte da vida da humanidade.

No meio social, as mudanças permitem conhecer novas pessoas, e essas por sua vez, nos possibilitam novos conhecimentos. Alias, trata-se de uma troca de informação tão necessária e essencial como o ar que respiramos.

Mudar é vivenciar coisas novas, descobrir e realizar novas façanhas, mesmo em escala menor, as mudanças podem contribuir para o nosso bem-estar. 

Existem pessoas que somente pelo fato de mudar de opinião e de alguns conceitos ultrapassados, já conseguem sentir melhor em relação à vida.  

Mudanças devem ser constantes, hoje certamente você não é a mesma pessoa que fora ontem, e amanhã, com certeza poderá ser ou estar completamente diferente do que é agora. Elas estão relacionadas às novas necessidades, aos nossos desejos e anseios.

Todas as mudanças são possíveis em razão da grande capacidade que o homem possui para assimilar e processar novas informações, essa habilidade se dá pela capacidade de adaptar-se facilmente ao meio em que se encontra inserido.

O novo, embora a princípio possa nos causar medo, é importante para fazer o homem perceber que está sempre pronto para enfrentar novos desafios. E nada é mais desafiador que novos projetos que são ‘lançados’ cotidianamente em nossas vidas.

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT                     

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz