Redação Terra
Foto-Rádio Colonial
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal durante agenda política no Rio Grande do Norte e foi transferido com urgência de helicóptero para um hospital em Natal, capital do estado, nesta sexta-feira, 11.
O Terra conversou com o cirurgião Antonio Luiz Macêdo, médico responsável pelo acompanhamento de Bolsonaro. Veja abaixo o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-presidente:
Notícias relacionadas
Aliados de Bolsonaro usam manifestação na Paulista para atacar Lula e Moraes
Para 52% dos eleitores, Bolsonaro deve ser preso por tentativa de golpe, diz Datafolha
Bolsonaro sente dores, é atendido com urgência e será transferido a hospital de Natal
Quando Bolsonaro passou mal?
O ex-presidente passou mal na noite desta quinta-feira, 10, e foi atendido com urgência em um hospital de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Sua transferência para Natal, capital do estado, foi realizada de helicóptero nesta sexta-feira, 11.
O cirurgião Antonio Luiz Macêdo, responsável pelo acompanhamento de Bolsonaro, confirmou o episódio ao Terra e destacou que o político já vinha sendo medicado desde o dia anterior devido ao quadro abdominal.
Segundo o médico Antonio Luiz Macêdo, Bolsonaro apresenta dificuldade para se alimentar e paralisia intestinal. O ex-presidente recebeu antibióticos e medicamentos para regular o funcionamento do intestino, administrados pela equipe médica que o acompanhou durante toda a quinta-feira. O cirurgião explicou que, se o tratamento não surtir efeito, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para "liberar e reposicionar o intestino".
Onde ele está internado?
Inicialmente atendido em Santa Cruz (RN), Bolsonaro já foi transferido para o Hospital Rio Grande, em Natal. A mudança, segundo publicado pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) nas redes sociais, ocorreu para que o pai fosse atendido em uma unidade hospitalar com mais recursos para monitorar seu quadro, que ainda não está totalmente estabilizado.
Em nota, o governo estadual informou que a governadora Fátima Bezerra (PT) determinou total empenho e providências às equipes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública do RN em assistência ao ex-presidente. A Sesed mobilizou, de imediato, uma das aeronaves para translado dele a uma unidade de saúde, em Natal, e orientou os gestores da Secretaria de Saúde que adotassem todas as providências necessárias ao eventual atendimento.
Em maio de 2023, o ex-presidente já havia passado por internação semelhante em Manaus, sendo depois transferido para São Paulo, onde ficou 13 dias no Hospital Vila Nova Star.
Bolsonaro vai precisar passar por nova cirurgia?
De acordo com Macêdo, a cirurgia é considerada como último recurso. A expectativa é que os medicamentos em uso resolvam o problema, mas, caso não haja melhora, o procedimento seria necessário para restabelecer o funcionamento intestinal. "Estamos tomando todas as medidas para evitar a operação", afirmou o médico, ressaltando que o objetivo imediato é normalizar a alimentação do paciente.
Qual o estado de saúde dele?
O ex-presidente deixou de sentir dores na manhã desta sexta, de acordo com o boletim médico emitido pelo Hospital Rio Grande.
Bolsonaro deu entrada na unidade por volta das 11h15, e, de acordo com o boletim, apresentou com quadro de distensão abdominal e dor e foi prontamente atendido pela equipe clínica e cirúrgica do hospital. O atendimento dele é coordenado pelo médico Hélio Barreto. Os cardiologistas Álvaro Barros, Marcelo Cascudo e Madson Vidal também compõem a equipe hospitar, que está sob direção médica de Luiz Roberto Fonseca.
Bolsonaro segue hospitalizado, com parâmetros vitais estáveis, diz o documento. Ele recebe hidratação venosa, profilaxia antibacteriana e ainda realiza exames laboratoriais complementares. Nas próximas horas, está programada a realização de exames de imagem com contraste, para melhor avaliação do quadro clínico.
Por que ele está no Rio Grande do Norte?
Jair Bolsonaro está no Nordeste participando da "Rota 22", uma série de viagens políticas organizadas pelo Partido Liberal (PL) que começou nesta sexta-feira. A iniciativa, idealizada pelo senador Rogério Marinho, secretário-geral do partido, tem como objetivo levar o ex-presidente ao interior do Rio Grande do Norte para apresentar obras realizadas durante seu governo (2019-2022).
A estratégia do PL visa conquistar eleitores que optaram por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última eleição, destacando projetos iniciados ou concluídos na gestão Bolsonaro. A agenda prevê incluir na rota do político ainda outros seis estados da região Nordeste.
Fonte: Redação Terra