Segunda-feira, 17 de Março de 2025
icon-weather   
DÓLAR R$ 5,70 | EURO R$ 6,22

17 de Março de2025


Área Restrita

Polícia Segunda-feira, 17 de Março de 2025, 08:46 - A | A

Segunda-feira, 17 de Março de 2025, 08h:46 - A | A

Venda de setença

STF alega que lobista corre risco de morte e o transfere para Brasília

A transferência foi determinada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal

 

O lobista Andreson de Oliveira Gonçalves já foi transferido para a Penitenciária Federal de Brasília, considerada a  unidade mais segura da América Latina. A transferência foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que rejeitou o pedido da defesa para que ele fosse encaminhado a outro presídio em Mato Grosso.

Diante da manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), Zanin determinou sua remoção para um presídio federal. Contudo, a defesa havia solicitado a transferência para um presidio em Mato Grosso, mas o pedido não foi atendido.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

 

A PGR argumentou que a transferência era necessária diante da gravidade dos fatos e do risco que sua permanência em um presídio estadual poderia representar. A defesa, porém, foi contra a medida, alegando que o lobista deveria ser colocado em prisão domiciliar devido a problemas de saúde.

Os advogados chegaram a classificar a decisão como uma forma de ‘tortura’. Preso desde 26 de novembro, Andreson estava na Penitenciária Central do Estado, em Mato Grosso.

esde dezembro, cumpria pena em uma cela isolada destinada a detentos de alta periculosidade. Segundo a defesa, ele estaria submetido a condições insalubres.

O STF tem negado os pedidos de soltura e transferência apresentados pela defesa de Andreson. Até o momento, quatro decisões foram contrárias às solicitações.

As investigações apontam que Andreson tinha um papel decisivo no esquema de venda de decisões judiciais e de informações processuais privilegiadas, envolvendo intermediadores, advogados e servidores públicos. ‘A ousadia e a complexidade da trama delitiva não podem ser ignoradas, impondo-se, neste instante, um freio a potenciais riscos de recidiva criminosa’, afirmou Zanin na decisão

A prisão de Andreson ocorreu durante a Operação Sisamnes, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso sob suspeita de envolvimento no esquema. Grosso As investigações indicam que Andreson era o intermediário nas negociações ilícitas.

Andreson Gonçalves, é apontado como o principal lobista do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]