26 de Abril de2024


Área Restrita

Polícia Civil Terça-feira, 20 de Março de 2018, 23:45 - A | A

Terça-feira, 20 de Março de 2018, 23h:45 - A | A

Policial

Polícia Civil instala núcleo de atendimento à mulher na Delegacia de Sorriso

Assessoria | PJC-MT As mulheres vítimas de violência doméstica terão um espaço adequado e individualizado para o atendimento dos casos, na Delegacia...

Assessoria | PJC-MT

As mulheres vítimas de violência doméstica terão um espaço adequado e individualizado para o atendimento dos casos, na Delegacia da Polícia Civil do município de Sorriso (420 km ao Norte). O Núcleo de Atendimento as Mulheres entrará em funcionamento no prazo de 15 dias.

Para o Núcleo, a Polícia Civil designou três policiais civis (uma escrivã, uma investigadora e um investigador), sob a coordenação do delegado titular, André Eduardo Ribeiro. “Vamos inaugurar neste mês de março, esse núcleo especializado de atendimento a mulher, vítima de violência doméstica. O núcleo vai agregar qualidade no atendimento à população, principalmente, das mulheres que hoje não contam com esse serviço especializado”, disse o delegado. “Os policiais passarão por treinamento para poder atuar nesse núcleo”, completou.

A instalação do Núcleo no prédio atual da Delegacia de Polícia é realizada em parceria com a Prefeitura de Sorriso, que custeará a obra de reforma de quatro salas, anexas a unidade, para em ambientes separados as vítimas serem atendidas, assim como os agressores ouvidos.

No local, uma sala será preparada para as receberem o atendimento psicológico às vítimas, assim como acompanhamento dos agressores, evitando a revitimização da mulher. O serviço será prestado por estudantes da faculdade de psicologia da regiao, em termo de cooperação firmado pela Prefeitura.

O delegado geral da Polícia Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, afirmou que a formatação do núcleo, que deverá ser levada a outros municípios, busca oferecer atendimento com dignidade a esse grupo de vítimas vulneráveis, que são as mulheres. "Contamos com apoio total do Consep (Conselho Segurança Pública) de Sorriso e da Prefeitura, que estão tendo cuidado especial, na cidade, para que a Polícia Civil tenha condições do desenvolver esse atendimento especializado às mulheres", disse.  

Vasco também agradeceu a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Estadual, Poder Judiciário  e Defensoria Pública. "Se mostraram sensíveis a causa e encamparam a necessidade da Polícia Civil em dar esse atendimento qualificado", enalteceu.

Nova Delegacia

O projeto arquitetônico da nova delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC), que será instalada no município de Sorriso (420 Km ao norte de Cuiabá), já foi elaborado para construção da nova sede, que terá 1.150 m². A unidade abrigará os serviços ordinários e especializados de investigação policial, garantindo qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho aos policiais.

Para a construção do novo prédio, serão investidos quase R$ 900 mil oriundos de uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) promovido pelo Ministério Público Estadual. O projeto arquitetônico foi entregue ao secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, que encaminhará ao setor de engenharia do órgão para adequar ao modelo padrão das unidades policiais do Estado. Em seguida, serão iniciadas as obras.

“É um valor destinado pela hidroelétrica de Sinop, por meio de uma compensação ambiental, sendo que uma parte foi investida na saúde do município e outra, no valor de R$ 891 mil reais, será destinada para a construção da nova delegacia”, explicou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin. 

Entre os serviços a serem ofertados no novo espaço, está o Núcleo de Atendimento à Violência Doméstica, que iniciará suas atividades nos próximos 15 dias ainda na delegacia atual da PJC de Sorriso.

O delegado municipal da PJC de Sorriso, André Ribeiro, explicou que o serviço será realizado por policiais já capacitados, que atenderão exclusivamente mulheres vítimas de violência doméstica. “Serão quatro salas que estão sendo montadas. Futuramente, com a nova delegacia, teremos uma estrutura mais ampla”, disse.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]