05 de Maio de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 09:17 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 09h:17 - A | A

SAÚDE PÚBLICA

Ranking de vacinação divulgado pelo Ministério Público inclui Primavera do Leste pela primeira vez com índices baixos

Coordenadoria de Imunizações explica que vários problemas, tanto de sistemas quanto de falta de doses contribuíram para o resultado

Wellington Camuci

Primavera do Leste tem se destacado quando o assunto é vacinação, diversas campanhas, vacinação ocorrendo em período noturno, entre outras ações, garantiram ao município premiação do estado de Mato Grosso por dois anos consecutivos.

Mas, um levantamento divulgado pelo Ministério Público de Mato Grosso na semana passada, apontou que, em três imunizantes, Primavera não alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, ficando entre os piores índices do estado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os baixos índices, que não são tão baixos assim, foram da vacina Tríplice Viral (87,07%), Hepatite A (82,66%) e Varicela (59,08%). Estes índices, colocaram Primavera do Leste em 36º, 40º e 30º, respectivamente, em um ranking de 42 municípios.

Danila Martins, coordenadora de imunizações, explicou que vários fatores contribuíram para o resultado, principalmente pela falta de imunizantes. Ela destaca que as três vacinas são as indicadas para crianças maiores de 1 ano e de suma importância para a saúde.

“As três vacinas que o município foi ranqueado com baixa cobertura, foram vacinas em crianças maiores de 1 ano de idade, a tríplice viral, que uma das doenças que previne é o sarampo, a varicela que é a da catapora e a hepatite A, que é uma doença transmitida por água e alimentos contaminados. Dessas três vacinas, duas delas a gente passou o ano inteiro com falta, a tríplice viral, por exemplo, vem em frasco com 10 doses, e depois de aberto vale por 8 horas, então nós passamos o ano inteiro com escala dessa vacina. A varicela, desde agosto não vem mais vacina, esse mês, cada unidade recebeu três doses”, explicou.

Danila ressaltou que o sistema de monitoramento e acompanhamento da vacinação ficou fora do ar desde maio de 2023, o que também dificultou todo o planejamento. “Outro grande problema que a gente teve, que a gente passou o ano passado inteiro, nós trabalhamos sem ter noção do que tínhamos de cobertura vacinal. A gente trabalhou no escuro até o dia 28 de dezembro, que foi quando liberou para gente o painel de acompanhamento de cobertura vacinal.”

Apesar dos números, em 2024, a Coordenadoria de Imunização e a Vigilância Epidemiológica, trabalhará com diversas campanhas e ações para aumentar a cobertura vacinal, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 95%. Uma dessas ações é a disponibilização de vacinação noturna das 18h à meia-noite, em duas unidades de saúde, que atendem toda a cidade, sendo elas o ESF 4 – Parque Eldorado e ESF 11 – Buritis.

 

Vacinação contra a Influenza

Com quase um mês de campanha, a cobertura vacinal contra a Influenza em Primavera do Leste está baixa. De acordo com a Coordenadoria de Imunizações, até segunda-feira (15), pouco mais de 16% das pessoas do grupo prioritário foram vacinadas.

“A vacina contra Influenza começou no finalzinho do mês de março, a gente está até o momento com 16,59% dos grupos prioritários vacinados, inclusive o grupo que estamos com menor cobertura até agora é o de criança, apenas 11% das crianças vacinadas”, destacou a coordenadora Danila Martins que ressaltou ainda que a vacina contra a Influenza é fabricada com vírus inativado, ou seja, que não causa a doença.

No sábado (20), Primavera do Leste realizará o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Das 07h30 às 16h30, dez unidades de saúde do município estarão abertas para vacinação dos grupos prioritários, sendo crianças de 06 meses até 5 anos, gestantes, puérperas e idosos.

A campanha que iniciou no final de março, está sendo realizada em todas as unidades de saúde que funcionam das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Já durante todo o sábado, estarão abertos os ESF: 1 – São José, 3 – São Cristóvão, 4 – Parque Eldorado, 5 – Poncho Verde, 6 – Primavera II, 7 – Castelândia, 9 – Primavera III, 13 – Padre Onesto Costa, 14 – Guterres e 16 – Centro, para o Dia D.

Influenza.jpg

 

O Dia D é uma oportunidade para os pais que não conseguem ir até uma unidade de saúde durante a semana, levarem os filhos para serem vacinados. Essa também é uma oportunidade para atualização da carteira de vacina, já que todas as vacinas que fazem parte do esquema vacinal estarão disponíveis. “É um excelente momento para a gente atualizar o cartão de vacina de todas as pessoas que aparecerem”, ressaltou.

“É importante destacar a importância da vacinação, especialmente para esses grupos, já é uma vacina voltada para esses grupos mais vulneráveis imunologicamente. Então a gente pede que essas pessoas procurem a se vacinar, colocar a dose anual em dia, principalmente porque hoje nós temos a verificação laboratorial da circulação da H1N1 no nosso município”, finalizou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônia Maia.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]