A China anunciou na manhã desta sexta-feira (11), pelo horário de Brasília, que vai aumentar as tarifas de produtos dos Estados Unidos de 84% para 125%, informou o Ministério das Finanças, de acordo com a agência de notícias Reuters.
A nova taxação do país asiático sobre produtos americanos é mais uma reposta às medidas impostas pelo presidente Donald Trump. Na quinta-feira (10), em mais um capítulo da guerra comercial, os Estados Unidos explicaram que as tarifas impostas ao país asiático somam 145%.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Também nesta sexta, a missão da China junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) informou que apresentou uma queixa adicional ao órgão contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos.
"Em 10 de abril, os Estados Unidos emitiram uma ordem executiva anunciando um novo aumento das chamadas 'tarifas recíprocas' sobre produtos chineses. A China apresentou uma queixa à OMC contra as mais recentes medidas tarifárias dos Estados Unidos," disse o comunicado da missão chinesa, citando um porta-voz do Ministério do Comércio.
Guerra comercial
Um dia antes, Trump havia aumentado para 125% a cobrança sobre os produtos chineses — antes, a taxa era de 104%. Antes da explicação da Casa Branca, a China já havia dito que afirmou que os desafios econômicos "aumentaram significativamente" e seguiu criticando as medidas.
O país asiático também voltou a dizer que não vai recuar diante das provocações de Trump. "Nunca aceitaremos pressão extrema ou intimidação por parte dos Estados Unidos".