25 de Abril de2024


Área Restrita

ARTIGOS Terça-feira, 27 de Outubro de 2020, 06:30 - A | A

Terça-feira, 27 de Outubro de 2020, 06h:30 - A | A

ARTIGO

Frustração e saúde mental

As frustrações, na verdade, são oportunidades para que cresçamos. São nelas que descobrimos nossos potenciais

Beatriz G. Rufato - Psicóloga.

Quem nunca se sentiu frustrado, decepcionado ou surpreendido por algo ou alguém? Quem nunca esperou tanto uma determinada situação e no fim nada daquilo ocorreu ou aconteceu de uma forma diferente? As expectativas fazem parte de nosso dia a dia. Sempre estamos pensando de qual forma tal coisa irá acontecer. Expectativa é uma ideia, uma das diversas possibilidades de resultado. No entanto quando nos prendemos á elas, e acreditamos que essa seja a única possibilidade de que aconteça pode nos trazer duas situações:

A primeira é a chamada Profecia Auto Realizadora. Já esperamos tanto que algo aconteça que acabamos por contribuir para que aconteça dessa forma. Por exemplo, se eu acredito que não vou passar em um vestibular, começo a não me dedicar aos estudos e o resultado acaba sendo esse.  Outra situação seria as frustrações, muitos buscam não criar expectativas para que esses sentimentos não às encontrem. Mas imagine se, por exemplo, o bebe nunca tivesse se frustrado, sempre teria tido tudo na mão ao tempo que quisesse. Ele também nunca teria que aprender a andar ou a falar,  a final para que aprender essas coisas se já tem tudo o que precisa?

As frustrações, na verdade, são oportunidades para que cresçamos. São nelas que descobrimos nossos potenciais, criamos novas formas de viver e agir. Como o bebe que um dia com fome e frustrado por não ter o que queria se arriscou a dar seus passos em direção ao alimento ou a falar com sua mãe o que queria. Tal sentimento pode ser comum ao trilharmos o caminho dos vestibulares, muitas vezes as coisas não ocorrem como esperamos, mas essas frustrações devem ser o combustível para criarmos novas possibilidades e aprender.

O problema não é ter ou não expectativa, mas a forma que lidamos com ela. Se, hoje, você se sente frustrada reflita de como você lida com a sua realidade e se essa frustração está lhe paralisando ou te dando mais energia para o seu crescimento pessoal. Muitas vezes o problema não está na situação, mas como olhamos para ela. Algumas vezes não podemos mudar a realidade que vivemos, mas podemos mudar nossa posição diante delas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]