26 de Abril de2024


Área Restrita

ARTIGOS Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020, 06h:30 - A | A

ARTIGO

Covid-19: um mal necessário?

Apesar do pânico, da incerteza e da insegurança que atingiu a todos, e não somente o Brasil, a pandemia veio como um alerta à população

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Infelizmente foi preciso uma grande crise mundial na área da saúde (pública e privada) para que a maioria das pessoas compreendessem melhor a vida; as perdas e as dificuldades que surgiram em decorrência do aparecimento da COVID-19, iniciada a pouco mais de 6 meses e que assolou o mundo, causando medo e insegurança por algo ainda desconhecido e sem perspectiva de cura. 

 

Esta crise, denominada Pandemia do Coronavírus, trouxe a todos nós, além do medo, da desinformação e do desconforto e muitas outras fobias, o temor pela vida, afetando diretamente as pessoas, principalmente no que diz respeito ao aspecto financeiro.

No entanto, junto à crise do COVID-19 acredito que as pessoas passaram a ter melhor consciência da sua existência e das consequências que a doença pode causar junto aos membros da família.

O isolamento social impossibilitou a nossa saída a parques, lagos, praias e muitos outros lugares de lazer, por outro lado, a ausência de público contribuiu com o meio ambiente tornando-o menos poluído, deixando o ar mais puro e o solo mais limpo.

A reflexão que se faz, apesar das perdas sofridas, fez as pessoas perceberem com certo otimismo que houve alguns ganhos: Se elas perderam a liberdade pelas restrições impostas pelas autoridades, no entanto, ganharam confiança pela fé e pela esperança pela expectativa da cura através de uma vacina.   

Uma das perdas mais significativas sem dúvida foi a escassez de recursos financeiros em decorrência dessas restrições, mas, por outro lado, aflorou a solidariedade nos corações das pessoas. Lembrando que a escassez fez com que déssemos mais valores às coisas que possuíamos (mesmo sendo simples), além da inestimável valorização da vida humana. E essa aparente fragilidade nos tornou mais fortes.  

Apesar do pânico, da incerteza e da insegurança que atingiu a todos, e não somente o Brasil, mas em todo planeta, a pandemia veio como um alerta à população. O medo fez que com todos recuassem um pouco e permanecessem em suas respectivas casas. Evitando aglomerações de pessoas para não serem contagiadas pela doença.

A pandemia nos deixou mais confiantes e esperançosos, para muitos foi e está sendo uma grande lição de vida, vez que nos fez perceber que gestos simples como lavar bem as mãos, usar álcool em gel e usar uma máscara pode salvar vidas. 

Ela também nos fez compreender que a perda de um ente querido pode acontecer a qualquer momento, já que o contágio é muito rápido e a doença é implacável. Se a crise trouxe desalentos, deu a possibilidade de aumentar a nossa crença na ciência diante desse momento conflitante, cheio de angustias e desespero.

Com a pandemia, veio também a valorização de todos os agentes de saúde, sem distinção de cargos, tornando-os heróis (e talvez a nossa única salvação) neste momento de tantas incertezas.

Enfim, o COVID-19 serviu para mostrar a todos que nem tudo está perdido, que existem pessoas/organizações que demonstraram estar preocupadas com o próximo: A empatia nunca esteve tão em moda como se vê neste momento.   

Não há dúvidas que neste tempo de pandemia todos nós aprendemos, embora alguns erros tenham sido cometidos, o saldo na aprendizagem é positivo. Se houve perdas em alguns setores, pode-se afirmar que alguns ganhos em outros, e que somente o tempo poderá precisar o montante perdido decorrente dessa crise pós-pandemia.

No entanto, a maior lição que a Pandemia pode deixar é a valorização da vida e o respeito ao próximo. Atitudes essas facilmente notáveis durante o momento de crise, uma vez que ela é um misto de medo e de esperança; de algo totalmente desconhecido e fatalmente perigoso, mas com boas perspectivas de cura para breve. É desafiador para a ciência, mas uma reeducadora do comportamento e das relações humanas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]