26 de Abril de2024


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DESTAQUES Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020, 06:30 - A | A

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EDUCAÇÃO

Programa “Células motivadoras” quer combater o abandono escolar

Células motivadoras “são núcleos de monitoramento, apoio e conscientização dos alunos”

Secom/MT

O Projeto de Lei nº 752/2020 institui na rede pública de ensino, o Programa “Células Motivadoras”, com o propósito de prevenir o abandono escolar de estudantes na rede pública de ensino do estado de Mato Grosso. A proposição é de autoria do deputado Dr. Eugênio (PSB) e tem o intuito de motivar e conscientizar os estudantes em relação ao papel e a função da escola na sociedade.

 

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O projeto visa promover palestras e debates sobre evasão e abandono escolar, mobilizações e ações de caráter educativo, em parceria com a comunidade escolar, sociedade civil organizada e instituições dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da criação de grupos voluntários de monitoramento e apoio de alunos em risco de abandono.

Conforme o projeto, células motivadoras “são núcleos de monitoramento, apoio e conscientização dos alunos em risco de abandono escolar, formados por professores, estudantes e membros da gestão escolar”.

O PL ainda explica como serão organizadas as Células e a função de cada um dos membros. Em justificativa, o deputado explica a importância da aprovação da matéria devido o momento de pandemia que o país todo vive.

“Este projeto consiste em núcleos de apoio e monitoramento dos alunos em risco de abandono ou evasão escolar. Uma vez identificados os alunos, o núcleo promove rodas de conversas sobre temas relacionados à realidade escolar e seus problemas e escrevem cartas, feitas à mão, ao aluno infrequente enunciando que sentem sua falta e que gostariam que este voltasse à rotina escolar. Ainda, se o problema não se resolver com este contato, a Célula planeja uma visita ao aluno ausente, mostrando que a comunidade se solidariza e tem empatia com a vida do colega.

O projeto de lei se encontra em análise pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

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