Desde 2018 circula pelas redes sociais a mensagem que promete ajudar a evitar fraudes em caixas eletrônicos. O texto orienta para que evitar o roubo de informações, o usuário deve apertar o botão cancelar duas vezes antes de inserir o cartão ou fazer qualquer procedimento. Apesar da técnica ser compartilhada até os dias de hoje, as instituições bancárias negam o funcionamento.
"Pressione o botão 'cancelar' duas vezes antes de inserir o cartão. Se alguém configurou o teclado para roubar seu código PIN, isso cancelará essa configuração", afirma a corrente. "Por favor, faça disso um hábito e parte de cada transação que você faz", finaliza a mensagem compartilhada”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), dá as seguintes dicas de segurança para o uso do caixa eletrônico:
· Antes de iniciar sua operação bancária, verifique na tela do caixa eletrônico se o equipamento está ativo ou inoperante;
· Se o caixa eletrônico da agência bancária ou de outro estabelecimento estiver inoperante, não insira o seu cartão e nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos;
· Procure sempre pedir ajuda a um funcionário do banco com uniforme e crachá de identificação;
· Ao digitar sua senha, mantenha o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pelo movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança;
· Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimento. Evite utilizar caixas eletrônicos em locais isolados e com pouca iluminação;
· Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, evitando o período noturno. Evite efetuar saques de valores altos e seja discreto na hora de conferir o seu dinheiro;
· Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades. Na dúvida, não faça a operação;
· Caso não consiga concluir uma operação ou seu cartão fique retido no caixa eletrônico, não digite sua senha e aperte as teclas "ANULA" ou "CANCELA". Ligue imediatamente para o banco ou procure a ajuda de um funcionário que esteja identificado, se estiver usando o caixa eletrônico de uma agência bancária. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe;
· Nunca utilize telefones de terceiros desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com o banco, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho. Além disso, você poderá não estar falando com representante do banco;
· Não receba créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. Propostas desse tipo são feitas por golpistas, nas proximidades de caixas eletrônicos e de agências;
· Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.